Serviço de regularização fundiária chega à Guanabara, em Ananindeua

O serviço do Iterpa acontece no bairro até o próximo dia 9.

Enize Vidigal
fonte

A regularização fundiária promovida pelo governo do estado em parceria com a prefeitura de Ananindeua, no bairro da Guanabara, deverá beneficiar 800 famílias do lugar. Técnicos do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) realizam o cadastro e o georreferenciamento das habitações para que, na próxima etapa, sejam concedidos os títulos que garantirão o direito de propriedade aos moradores.

“Minha mãe e minha irmã construíram a nossa casa. Agora vai ser muito bom ter o documento da casa nas mãos. Era um sonho pra gente e vai ser um alívio, até para as futuras gerações, como meu filho. Agora ninguém vai poder tirar a gente de lá”, disse o autônomo Rui Guilherme Junior, que vive na Guanabara há mais de 40 anos.

VEJA MAIS

image Cinco mil famílias são beneficiadas por programa de regularização fundiária em Ananindeua
Análise do Iterpa aponta que seja o maior plano de reurbanização do Estado. Só no bairro da Guanabara, 800 pessoas já foram beneficiadas

image MPPA aponta que Belém está sem medicamentos para diabetes; Justiça Federal impõe multa de R$ 15 mil
O desabastecimento foi constatado após fiscalização feita no dia 4 de maio. Mesmo que a prefeitura tenha garantido a regularização do estoque, o MPPA instaurou um procedimento administrativo para acompanhar

image Ação de regularização do TRE ocupa três Usinas da Paz no final de semana
Quem quiser regularizar o título de eleitor ou tirar primeira via pode ir até as Usinas do Benguí, Cabanagem e Terra Firme

Mais de 200 cadastros de imóveis foram feitos desde o início da ação gratuita, segundo o Iterpa. Os moradores da Guanabara que desejarem obter o título de propriedade devem se dirigir ao posto fixo do Iterpa, até o dia 9 de junho, de 8h às 12h, que funciona na Escola Municipal Lúcia Wanderley, situado na Rua Pedreirinha, 298, naquele bairro.

image O serviço de georreferenciamento vai localizar e medir o tamanho da propriedade. (Agência Pará)

“Contamos com a participação da população local porque a regularização só sai se a família for cadastrada. Pedimos alguns documentos, são feitas a demarcação do terreno e uma entrevista simples. Nossas equipes atendem em um ponto fixo no bairro e também vão até as casas para executar o serviço”, explicou o presidente do instituto, Bruno Kono.

A ação faz parte do programa “Vamos Regularizar”, do governo do estado, que promove a regularização fundiária urbana no estado. O trabalho é facilitado pelo uso do aplicativo tecnológico desenvolvido pelo Iterpa.

image Governo vai retomar programa de reforma agrária
O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

O próximo bairro de Ananindeua a ser atendido pelo programa será o Jaderlândia, no mês de julho, com a estimativa de beneficiar 5 mil famílias. Os servidores do Iterpa e da prefeitura irão visitar as casas dos moradores munidos de tablets ou celulares para fazer a coleta das informações socioeconômicas e dos documentos necessários.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA