MENU

BUSCA

'Pedal Rosa' pode virar lei em Ananindeua

Projeto de lei que institucionaliza Campanha Outubro Rosa tramita na Câmara Municipal

Daleth Oliveira

O mês de outubro, conhecido como "Outubro Rosa", é o mês da conscientização da prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Desde 2017 anos uma programação conhecida como “Pedal Rosa” é realizada em Ananindeua para chamar atenção das mulheres à campanha, e, agora, pode virar Lei Municipal.

De autoria da vereadora Francy Pereira (PSDB), o Projeto de Lei nº 004/202 foi apresentado na Câmara Municipal durante sessão ordinária desta quarta-feira (9). Na ocasião, a mesa diretora encaminhou a matéria para análise das comissões.

A proposta é que o passeio ciclístico faça parte do calendário oficial da programação da “Campanha Outubro Rosa”, ocorrendo efetivamente no terceiro sábado do mês de outubro. Segundo a autora, o objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

VEJA MAIS

Sessão especial da Câmara

Após sessão ordinária, vereadores realizaram uma sessão especial para homenagear o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, por seu aniversário, que foi na última terça-feira (1°). Estiveram presentes, além dos parlamentares, o prefeito Daniel Santos, vice Erick Monteiro e o homenageado. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA).

VEJA MAIS

Vereadores de Ananindeua homenageiam Manoel Pioneiro pelo seu aniversário
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, parlamentares agendaram sessão solene para comemorar aniversário de ex-prefeito

Não foi a primeira vez que Pioneiro foi homenageado na Casa Legislativa. Em 2020, o ex-prefeito recebeu a Comenda Joaquim Magalhães Barata.

Pioneiro começou sua carreira na política como vereador na cidade metropolitana no ano de 1988. Depois que terminou seu mandato, foi deputado estadual e voltou a Ananindeua como prefeito eleito em 1996, sendo reeleito para o cargo máximo do município em 2000, após uma votação que o tornou o candidato eleito mais votado no Pará e o segundo mais votado do Brasil.

Em 2012, retornou pela terceira vez como prefeito do município, assumindo, assim, a gestão municipal da segunda maior cidade do Estado do Pará. Em 2016, foi reeleito pela quarta vez, com 55% dos votos, ou seja, cerca de 127.906 eleitores.

 

Empreender