#Girodas14: PSTU prega voto nulo e PSOL anuncia independência
PSTU ePSOL não querem apoiar Helder nem Miranda. E o encontro do Tecno com o Punk no #GiroAMZ
PSTU prega voto nulo no Pará
O candidato do PSTU ao governo do Pará, Cleber Rabelo distribuiu nota em que faz duras críticas a Helder Barbalho (MDB) e Márcio Miranda (DEM), que disputam o segundo turno das eleições.
No documento, Rabelo prega o voto nulo como forma de protesto. “Os projetos dos dois candidatos não atendem aos interesses da classe trabalhadora, os dois têm compromisso com os patrões. Independente de quem ganhe, vão seguir atacando os trabalhadores, por isso, a classe trabalhadora não deve criar ilusões sobre esses candidatos”. No primeiro turno, Cleber Rabelo obteve 22,4 mil votos, o equivalente a 0,59% do total.
PSOL fica independente
O PSOL de Fernando Carneiro anunciou que, nacionalmente, apoiará Fernando Haddad (PT) na disputa à Presidência da República, mas no Estado, não indicará votos em nenhum dos candidatos.
Em nota, a direção do partido afirma que manterá posição de independência no Estado, “ao mesmo tempo em que desautoriza suas figuras públicas em todo o a qualquer tipo de envolvimento nas eleições ao governo. No primeiro turno, a chapa encabeçada por Carneiro obteve 170.751 votos, o equivalente a 4,46%.
O Tecnobrega é Punk
A Gang do Eletro recebeu um convite inusitado: misturar a sonoridade do tecnobrega paraense à batida eletrônica do Daft Punk. O resultado será um show temático neste sábado, 20, no festival “100 years of Copyright”, em Berlim, na Alemanha. A cantora Nanna Reis é a convidada especial da Gang.
O show exclusivo, montado sob encomenda para o festival alemão, faz uma releitura com a pegada da Gang. No repertório, sucessos dos DJs franceses, como “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance” e “One More Time”.
A Gang é formada pelo DJ Waldo Squash e os cantores Will Love e Marcos Maderito e, desta vez, erá participação de Nanna Reis. A gente aqui fica torcendo para ser sucesso.
28 anos do Eca
O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 28 anos e o Ministério Público realiza uma semana especial sobre o tema Criança e Adolescente. A programação começa hoje e vai até 19 de outubro
Nos dias 18 e 19 a programação será das 8 às 12h no auditório do Ministério Público. Haverá palestras sobre o Eca, apresentações musicais e apresentações culturais
A Saga contra as fake news
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reúne hoje, às 19 horas, com coordenadores das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad para discutir fake news.
O TSE promete ser mais rigoroso neste segundo turno com quem propagar notícias falsas.
Na terça-feira, 16, uma equipe de especialistas do Tribunal fez videoconferência com representantes do WhatsApp, a plataforma mais usada para disseminar fake news e também a mais difícil de monitorar. Os técnicos admitem que o desafio é encontrar meios para garantir que desmentidos e direitos de resposta alcançassem, no WhatsApp, usuários atingidos pelas mensagens falsas iniciais.
Denúncia on line
Na mesma linha, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que denúncias feitas por cidadãos nas seções eleitorais sobre irregularidades na votação serão registradas em tempo real e disponibilizadas on-line para acompanhamento da apuração do caso.
O registro deverá ser feito por mesários e presidentes de seção em tempo real por meio do aplicativo Pardal, que já está disponível.
O objetivo é desencorajar que denúncias sejam feitas após o eleitor deixar a seção eleitoral, facilitando a disseminação de boatos que coloquem o pleito sob suspeita, o que ocorreu com frequência no primeiro turno.
*As informações são da Agência Brasil
Nossa novela vai mudar de horário
O governo federal confirmou: o horário de verão começa dia 4 de novembro. O Ministério da Educação havia pedido adiamento porque, justo nessa data, será realizada a primeira prova do Enem, o que poderia gerar confusão entre os estudantes, mas o Planalto manteve o 4 de novembro.
Em anos anteriores, o horário começou em outubro, mas neste, foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No Pará, os relógios não serão adiantados em uma hora como em outras regiões do País, mas haverá alterações na programação de TV.