Conheça a Bovespa, onde foi realizado o leilão dos terminais portuários paraenses
A Conexão AMZ foi conferir como funciona a Bovespa, a maior bolsa de valores em volume de negócios da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. Ouvimos um especialista, que garante: qualquer pessoa pode investir em ações
Fundada em 1890, a Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, é a mais importante do país. O jornalista Rodrigo Vieira aproveitou a cobertura do leilão dos seis terminais portuários no Pará, realizado hoje, para mostrar um pouco da história da casa. Confira a videorreportagem.
Ficou tentado a se tornar um investidor? Acredite, é bem mais fácil do que se imagina. Quem garante é Felipe Fernandes, agente de investimentos e planejador financeiro. Ele atua no mercado financeiro há 19 anos e trabalhou na Bovespa na época em que ainda era realizado o Pregão Viva Voz, com operadores berrando de um lado para o outro ao negociar as ações.
Curiosidades de um passado recente
Felipe explica que o crachá amarelo era usado pelos operadores. As letras identificavam o operador. Já os números, as corretoras que eles representavam. O jaleco vermelho era vestido pelos auxiliares, que só usavam crachá com o número da corretora. O jaleco azul era dos responsáveis por “organizarem a bagunça”, isto é, funcionários da Bovespa que passavam os preços que estavam sendo fechados negócios. O Pregão Viva Voz foi extinto em 2005, quando todo processo passou a ser eletrônico.
Mais de 400 milhoes
Com as empresas Raízen, Ipiranga, Petrobras e Ultra como principais vencedoras, o Governo Federal arrecadou R$ 447,9 milhões em valor de outorga pela concessão de 6 terminais portuários no Pará, leiloados, hoje de manhã, na Bolsa de Valores, em São Paulo.
Do total arrecadado, pelo menos R$ 111,9 milhões serão pagos à vista, na assinatura do contrato, que deve ocorrer até agosto. O restante será pago em 5 parcelas anuais.
As áreas foram arrematadas pelas empresas BR Distribuidora, Transpetro, Ipiranga, Tequimar, Consórcio Latitude e Petróleo Sabbá, do grupo Raízen.
Os 6 terminais oferecidos à iniciativa privada ficam localizados no Porto de Belém (5) e no Porto de Vila do Conde (1), em Barcarena. Todas as áreas servem para movimentação e armazenamento de combustíveis.
Você também pode conhecer
A visitação ao prédio da Bovespa é gratuita. Não é necessário fazer agendamento prévio. Pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h. No salão principal, há uma cafeteria também aberta ao público.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA