CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Conheça o ex-vereador que vai presidir a Alepa

Amanhã tem eleição para presidência da Alepa e o eleito será o ex vereador por Ananindeua, doutor Daniel. Saiba mais sobre o político que vai comandar o poder legislativo pelos próximos 2 anos.

Conexão AMZ
fonte

Só um terremoto político de altas proporções impedirá a eleição do deputado Dr. Daniel para a Presidência da Assembleia Legislativa. A Conexão AMZ ouviu líderes da principais bancadas da Casa e confirmou que haverá chapa única e a maioria absoluta dos deputados votará no estreante que tem apoio do governador Helder Barbalho, como mostramos aqui.

Daniel Barbosa Santos tem tido, até o momento, uma carreira política meteórica. Nasceu em Açailândia no Maranhão, mas veio para o Pará com apenas 3 anos de idade. Morou em Dom Eliseu e depois, se mudou para Belém onde cursou Medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA).



Ginecologista e Obstetra, começou na política em 2012, quando se candidatou a vereador por Ananindeua. Foi eleito com 4,4 mil votos. Reeleito em 2016, com o triplo de votos, presidiu a Câmara do município de onde sai agora para assumir o mandato de deputado Estadual.

Daniel era filiado ao PSDB, mas, contrariando orientação partidária, fez campanha para Helder Barbalho contra o candidato Márcio Miranda do DEM, este sim, apoiado pelos tucanos. Foi expulso da legenda, está sem partido e ainda não anunciou a nova filiação.
É apontado como tendo atuação decisiva para a vitória de Helder na região Metropolitana.



Cargo é trampolim para voos mais altos

As atenções em torno da eleição para Mesa Diretora da Assembleia não são por acaso. Além de administrar os recursos da Casa (com a ajuda direta do primeiro secretário), o presidente tem poder para pautar os trabalhos e dar ritmo a votações importantes como a do Orçamento do Estado e a análise da prestação de contas do chefe do Executivo que pode ser aprovada ou reprovada pelos deputados. Também cabe a ele pepel importante na instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

A presidência da AL costuma ser a ponta de lança para voos mais altos na política. Entre a ex-presidentes mais conhecidos estão, por exemplo, Zenaldo Coutinho, atual prefeito de Belém; Mário Couto que foi senador e Domingos Juvenil, prefeito de Altamira. O já quase ex-presidente, Márcio Miranda chegou a disputar o segundo turno da eleição, mas foi derrotado pelo candidato do MDB.

A quase unanimidade em torno do nome apoiado pelo governador Helder Barbalho indica que, pelo menos, nesse início de mandato, o jovem governador terá um parlamento afinado com o Executivo e, por consequência, pouco trabalho para fazer aprovar pautas de seu interesse.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!