Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário traz riscos à saúde, afirma médica

A especialista alerta que passar mais de cinco minutos sentado durante a evacuação pode acarretar no surgimento de hemorroidas

Juliana Maia
fonte

Para algumas pessoas, ficar sentado no vaso sanitário pode ser um momento para se distrair enquanto realizam a evacuação. Apesar de ser um hábito comum, a médica Stephanie Taylor explica que isto pode ser prejudicial à saúde. O tempo ideal para permanecer no vaso é de, no máximo, cinco minutos. De acordo com a especialista, ao ultrapassar este período, as consequências podem ser o aparecimento de hemorróidas e sangramento na região anal. 

VEJA MAIS

image Hemorroida: veja quais os riscos, sintomas, tratamentos e como evitá-la
O diagnóstico não é grave e o problema é bem mais comum do que se imagina. Saiba que é possível contornar a doença com ações simples no dia a dia

image Criança não pode beber energético, diz médico, após caso de Nicole Bahls; entenda o motivo
Em viagem para acompanhar o Festival de Parintins, a modelo distribuiu latas de energético para diversas crianças, o que gerou debate entre internautas sobre o tema; confira o que disse um especialista

image Fortes cólicas menstruais podem ser sinal de endometriose, diz médica
A doença, que afeta mulheres no mundo todo, leva, em média, de sete a dez anos para ser diagnosticada, pois muitas vezes é confundida com dores decorrentes da menstruação

A especialista afirma que, quando alguém senta no sanitário, o ânus fica posicionado em um nível diferente em relação às outras partes inferiores do corpo. Isto resulta em uma maior pressão das veias localizadas no reto, podendo facilitar o desenvolvimento de hemorróidas internas e externas.

O aparecimento de hemorróidas também pode estar relacionado ao excesso de força ao defecar ou ao uso de papel higiênico para fazer a limpeza da região. Um estudo publicado pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, dos Estados Unidos, mostra que 30% das pessoas com hemorróidas terão o grau crônico da inflamação. 

Quando o grau se agrava, pode se transformar em prolapso retal, que é a exposição da mucosa do reto, impossibilitando o controle das fezes.

Quais os sintomas de hemorróidas?

O principal sintoma é o surgimento de caroços na região anal. Além deste, o indivíduo pode apresentar dor ao evacuar, pus e sangramento ao defecar, e coceira frequente.

Como previnir o aparecimento de hemorróidas?

Hemorróidas podem ser prevenidas com a ingestão adequada de alimentos ricos em fibras e bastante água. De acordo com especialistas, ao evacuar, o ideal é que a pessoa lave a região anal, já que o uso excessivo de papel higiênico pode machucar e causar irritação na área.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!