CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Caminhar rápido pode ajudar a prevenir diabetes, diz estudo

Pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine analisou dados de 508 mil adultos

Hannah Franco

Uma nova pesquisa, publicada no British Journal of Sports Medicine, sugere que caminhar a uma velocidade de 4 km ou mais por hora pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Médica de Semnan, no Irã, analisou dados de 508 mil adultos de 3 a 11 anos.

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta o metabolismo da glicose, o açúcar no sangue. A doença é causada por uma combinação de fatores, incluindo genéticos, estilo de vida e obesidade.

VEJA MAIS

image Médico endocrinologista alerta para alta incidência e prevenção a diabetes
No Pará, de acordo com dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), até abril deste ano mais de 395.079 pessoas conviviam com a doença, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 144 municípios do estado

image Dia Mundial do Diabetes: hábitos saudáveis são a melhor forma de prevenção, orienta especialista
Em caso de suspeita da doença, diagnóstico e tratamento podem ser realizados em Unidades Básicas de Saúde

Sobre o estudo

Os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com a velocidade da caminhada: lento (menos de 3 km/h), moderado (3 a 5 km/h) e rápido (mais de 6 km/h).

Os resultados mostraram que, em comparação com os que caminhavam lentamente, os que caminhavam a uma velocidade moderada tinham um risco 15% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Já os que caminhavam rapidamente tinham um risco 39% menor.

O estudo também mostrou que, quanto mais rápida a caminhada, maior o benefício. Um aumento de 1 km/h na velocidade da caminhada foi associado a uma redução de 9% no risco de diabetes tipo 2. Os pesquisadores acreditam que a caminhada rápida pode ajudar a prevenir a doença por vários motivos. Primeiro, ela pode ajudar a perder peso ou manter o peso ideal, o que é importante para controlar o diabetes. Segundo, a caminhada rápida pode melhorar a sensibilidade à insulina, que é a capacidade do corpo de usar a glicose para produzir energia.

A experiência foi realizada com adultos de diferentes países, incluindo Estados Unidos, Japão e Reino Unido. No Brasil, a estimativa é que 13 milhões de pessoas tenham diabetes tipo 2.

image Zepbound: nova caneta injetável é aprovada para o tratamento da obesidade
Droga já é usada no medicamento Mounjaro contra diabetes e agora poderá ser vendido para a perda de peso; mas preço ultrapassa os R$ 5 mil

image Casos de diabetes tipo 2 avançam entre os jovens, aponta pesquisa
O avanço desse tipo da doença, responsável por cerca de 90% dos casos, tem sido cada vez mais frequente entre os mais novos

Recomendações

Os autores do estudo recomendam que as pessoas que estão tentando prevenir o diabetes tipo 2 caminhem pelo menos 30 minutos por dia, a uma velocidade de pelo menos 4 km/h.

Limitações

O estudo tem algumas limitações. Uma delas é que ele não foi projetado para provar que a caminhada rápida é a causa da redução do risco de diabetes tipo 2. É possível que as pessoas que caminham mais rápido também tenham outros hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e o não tabagismo, que também podem contribuir para a redução do risco de diabetes.

Outra limitação do estudo é que ele não incluiu dados sobre o tipo de caminhada realizado pelos participantes. É possível que a caminhada em terrenos acidentados ou com obstáculos seja mais benéfica do que a caminhada em superfícies planas.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Mirelly Pires)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!