Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, apontam cientistas; entenda

A permanência na casa dos pais, o adiamento da independência financeira e também do casamento estão entre os motivos para a afirmação dos pesquisadores

Maiza Santos

Uma pesquisa feita por cientistas defende que a adolescência se estende dos 10 até os 24 anos. Segundo os pesquisadores, em vez de a adolescência terminar nos 19 anos - como é considerado em diversos países - alguns fatores e decisões tomadas atualmente estendem essa idade em mais cinco anos. Entenda:

VEJA MAIS

image Gravidez na adolescência exige mudanças na rotina
Psicóloga afirma que meninas que engravidam nessa fase da vida precisam receber mais atenção para super desafios

image Na adolescência, meninos vão três vezes menos ao médico do que meninas
Meninos se vacinam menos contra o HPV, diz SBU

image Uso de maconha na adolescência é ligado a risco maior de depressão
Especialistas dizem que jovens deveriam ser conscientizados por pais e médicos destes riscos

Para os estudiosos, o fato de jovens estarem optando por estender o período de estudos e também adiando os planos de casamento e maternidade/paternidade, faz com que a percepção de vida adulta seja alterada. Esses fatores influenciam na consciência do que é ser um adolencente atualmente, dizem pesquisadores australianos.

No entanto, a afirmação divide opiniões. De acordo com os pesquisadores, a redefinição da duração da adolescência é essencial para continuar assegurando as leis que dizem respeito a esses jovens. Mas, para outros especialistas, prolongar o fim da adolescência pode acabar infantilizando os jovens.

A duração da adolescência já foi alterada anteriormente, de 14 para 10 anos de idade, quando se concluiu que, com os avanços da saúde e da nutrição, a puberdade iniciava no momento em que parte do cérebro desenvolvesse hormônios sexuais.

Esse mesmo conceito é usado como argumento por aqueles que defendem que a adolescência termina mais tarde. O cerébro continua se desenvolvendo depois dos 20 anos, trabalhando de maneira mais rápida e eficiente. E para muitos, os dentes do siso não nascem até que complete 25 anos.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Tainá Cavalcante)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!