Volta ao trabalho pode ser desafiadora para as mães em período de aleitamento materno

Estocar leite materno pode ser uma possibilidade para quem precisa ficar longe dos pequenos

O Liberal
fonte

A fase do aleitamento materno é muito importante para o desenvolvimento da criança. Porém, após o período da licença maternidade, muitas mães precisam interromper esse processo para voltarem à rotina normal de trabalho. Essa é uma tarefa difícil e muito desafiadora, principalmente quando a mulher não tem uma rede de apoio em casa.

“Essa é uma fase que costuma ser permeada por bastante angústia, medos e insegurança e a mulher pode identificar seus diferentes papéis sociais, como uma forma de conciliar a nova rotina com o filho. Eu ouço sempre a frase 'como meu bebê vai ficar sem mim?’. A mulher passa a trazer para si essa nova identidade, muitas vezes não consegue mais se enxergar sem o lugar de mãe, e acaba tendo dificuldade de separar seus outros papéis, como mulher, profissional e esposa. Ter uma orientação faz muita diferença”, pontua a psicóloga Paola Lima.

Há muitos fatores que corroboram na escolha das mães em pausar o aleitamento, um deles é a necessidade de trabalho devido a condição financeira social ou pessoal. Porém há formas de amenizar esse processo. 

A especialista afirma que é possível manter o aleitamento materno mesmo com a retomada do trabalho, desde que a mãe se prepare para isso, contando com uma rede de apoio para suporte e informação especializada que entenda os benefícios do aleitamento materno e embarque com a mãe nessa jornada para que essa mãe se sinta confortável na separação do bebê e volta ao trabalho.

"A rede de apoio pode ser familiares, amigos ou escolas, que devem ser acordados os papéis com dias de antecedência, para que aconteça as adaptações, como a hora da mamada e hora do bebê ficar com a rede de apoio. A pessoa que ficar com o bebê (em casa ou na creche) pode fazer a oferta do leite no copinho que foi ordenhado pela mãe.  Esse suporte fará muita diferença no físico e emocional da mulher'', explica.

Algumas dicas de como facilitar o processo da volta ao trabalho

- A duração total da licença maternidade pode ser usada para amamentar exclusivamente. Mas a especialista orienta a começar a ordenha antes, assim, a mãe treina o bebê para receber o leite com copinho e colher.

- A mãe pode iniciar um estoque de leite materno no freezer ou congelador, para que um cuidador ofereça o alimento ao bebê quando ela estiver fora. O leite tem validade de até 15 dias, dessa forma, a mãe retornará ao trabalho segura de que seu bebê estará bem alimentado.

- É importante não oferecer mamadeira ou chuquinha, onde é fácil para o bebê extrair o leite. Isso pode fazer com que o bebê confunda os bicos e recuse o seio depois, interferindo no vínculo mãe-bebê.

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, repórter de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ