CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto capacita mulheres do campo para o manejo de plantas ornamentais e medicinais em Barcarena

Empoderamento econômico feminino é o foco do projeto “Barca Flor: Plantando sonhos, colhendo dignidade”, que atua com o fortalecimento de mulheres do campo

Larissa Costa
fonte

O empoderamento econômico feminino é o foco do projeto “Barca Flor: Plantando sonhos, colhendo dignidade”, que atua no fortalecimento de mulheres do campo. As novas contempladas são agricultoras que integram o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA).

VEJA MAIS

image Projeto capacita mulheres para o empreendedorismo no ramo da floricultura em Parauapebas
O projeto é promover um ambiente e condições favoráveis ao empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade social, via qualificação e incentivo à implantação de pequenos negócios individuais e coletivos

image Empresária realiza sonho e transforma o jardim de sua casa em uma floricultura
Com vestidos floridos e chapéus, Cleiciane e a amiga Renata vendiam flores no meio da rua e chamavam a atenção de quem passava pelo local

Idealizado pela Prefeitura de Barcarena, o projeto funciona a partir de avaliação dos quintais produtivos de cada integrante, com a visita de técnicos em agronomia. “Realizamos as visitas para saber se a mulher tem a expertise para o trabalho”, explica a assistente social Jeana Miranda, articuladora do projeto.

Executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, o projeto também tem a contribuição da Secretaria Municipal de Agricultura. De forma integrada, as frentes de trabalho capacitam e empoderam mulheres por meio do manejo de plantas ornamentais, medicinais e hortaliças.

As mulheres com habilidade nata, amor pela terra e conhecimento ancestral recebem o conhecimento técnico. “Receber esse conhecimento faz com que essa habilidade se transforme em geração de renda, e isso faz toda diferença para o empoderamento financeiro”, destaca Tânia Oliveira, coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres.

A dona Flozina Souza, da comunidade Cafezal, agora se sente melhor preparada para a execução da atividade. “Aprendi a usar a terra da maneira adequada, a adubação das plantas, o nome científico das plantas... Já fazemos parte do PMAA e agora o Barca Flor vem ampliar ainda mais a vontade de plantar, colher e obter lucro fazendo o que a gente gosta”, declara.

image Mulheres trabalham a sustentabilidade e o empoderamento econômico (Divulgação / Marcos Martins)

A vice-prefeita de Baracrena Cristina Vilaça acompanhou a cerimônia de conclusão da terceira turma, na última terça-feira (21), que contou com a entrega de kits compostos por carrinho de mão, chapéu de palha, luvas, botas, kit de jardinagem, camisa, esterco de frango, sementes variadas e mudas de plantas. “O Barca Flor é um projeto lindo, de incentivo a essas mulheres e que possibilita a elas desenvolver um trabalho exclusivamente delas. Tudo isso é transformação de vidas”, comentou. 

“O projeto tem o objetivo de fortalecer as mulheres, principalmente as agricultoras, trabalhando o desenvolvimento sustentável e também o empoderamento econômico”, reforçou Francinéa Dias, secretária de Assistência Social.

Para Josiane Oliveira, da comunidade Cafezal, o projeto veio para agregar valor ao seu trabalho. “Eu já trabalhava com plantas ornamentais e medicinais e o projeto agregou mais conhecimento, não somente na parte de plantas, mas em relação ao empoderamento feminino e à questão da prevenção em relação à violência contra a mulher”.

A próxima etapa do projeto consiste em monitorar a evolução de cada integrante, e a equipe da Coordenadoria está cheia de expectativa quanto ao sucesso de cada uma delas. “Sempre que conseguimos alcançar uma mulher, fazendo com que ela se empodere de conhecimento e passe a ser protagonista da sua própria vida, vemos a transformação também no meio em que ela vive. Empoderar é isso: adquirir conhecimento, alcançando metas e sonhos. E é o que estamos fazendo aos pouquinhos através desses grupos”, resumiu Tânia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ