Expedição Cidadã leva serviços à população de Afuá e Chaves, no Marajó

No total, a ação já contabilizou 20.347 atendimentos no arquipélago do Marajó

Vitória Reimão

Os municípios de Afuá e Chaves, na Ilha do Marajó, vão receber a embarcação que leva os serviços da Expedição Cidadã, ação desenvolvida pela Defensoria Pública do Pará (DPP). Na sexta-feira (15) a expedição chega a Afuá, onde permanece até o sábado (16) e, de lá, segue para o último destino desta etapa do projeto: a cidade de Chaves, que recebe a programação nos dias 18 e 19 de setembro. Desde o início da ação itinerante, 20.347 pessoas já foram atendidas no arquipélago do Marajó.

Batizado de expedição "Marajó 360°", o projeto começou no dia 23 de agosto, quando a embarcação partiu do porto de Belém rumo ao Marajó. Entre os atendimentos prestados às populações estiveram orientação jurídica, emissão de RG e CPF, emissão de Carteira de Trabalho Digital, encaminhamento para a 2° via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de reconhecimento de paternidade e registros de foto 3x4. Esses mesmos serviços serão disponibilizados nas cidades de Afuá e Chaves.

VEJA MAIS

image Defensoria pública e a responsabilidade ambiental
A defensora pública do Pará, Jacqueline Loureiro, destaca o trabalho que vem sendo realizado no município de Salinópolis, em prol da preservação do meio ambiente

image Defensoria Pública do Pará abre inscrições para casamento comunitário em Belém; veja como participar
O prazo encerra no dia 6 de setembro; o cadastro deve ser feito de forma presencial

image Defensoria acusa empresa de violar direitos de comunidades na construção de porto em Abaetetuba
A Cargill estaria descumprindo decisão judicial que garante consulta às comunidades antes da obra

A expedição "Marajó 360°" é realizada por meio do programa Balcão de Direitos, da Defensoria Pública do Estado, com apoio do governo do Estado e parceria da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, além da Receita Federal, do Instituto Nacional de Seguro Social, Departamento Estadual de Trânsito e Ministério Público do Estado do Pará.

As últimas cidades atendidas foram Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Portel, Melgaço e Gurupá (Itapuã) que, juntos, somaram mais de 27 atendimentos feitos. O Arquipélago do Marajó tem uma população estimada em 550 mil habitantes e é composto por mais de 2,5 mil ilhas. A região é considerada a maior ilha fluvial do mundo

O defensor público-geral João Paulo Lédo destacou que o feito é notável e que, na reta final da expedição, os esforços serão redobrados para assegurar que cada atendimento seja feito com a mesma dedicação e empenho dos colaboradores.

"Na medida em que nos aproximamos da reta final do Marajó 360º, é impossível não refletir sobre a magnitude do que conquistamos até agora. Com mais de 20 mil atendimentos realizados, estamos fazendo história e deixando uma marca na vida das pessoas que vivem no Marajó. Cada atendimento não representa apenas um número em nossa estatística, mas, sim, uma história, uma família, uma comunidade que recebeu assistência jurídica e social quando mais precisava", disse.

(*Vitória Reimão, estagiária de jornalismo sob supervisão de Lázaro Magalhães, coordenador de Cidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ