CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coreia do Norte realiza simulação de ‘contra-ataque nuclear’ e adverte inimigos do país

Exercício foi supervisionado pelo líder norte-coreano Kim Jong Un

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, supervisionou um exercício de simulação de "contra-ataque nuclear" como uma advertência aos inimigos do país. As informações foram anunciadas pela agência de notícias estatal KCNA nesta terça-feira (23/04). As manobras, que aconteceram na segunda-feira (22/04), mostraram pela primeira vez o sistema norte-coreano de gestão do "gatilho nuclear", segundo a agência.

Algumas horas antes, o Exército da Coreia do Sul havia anunciado o lançamento pelo Norte de mísseis balísticos de curto alcance, disparos que também foram confirmados pelo Japão. Kim "dirigiu uma manobra tática combinada que simula um contra-ataque nuclear com unidades de foguetes múltiplos supergrandes". Ele "apreciou o grande acerto e precisão dos foguetes", segundo a KCNA.

A agência destacou que os mísseis "atingiram seu alvo", a 352 quilômetros, e que Kim expressou "grande satisfação" com o resultado. O Exército sul-coreano afirmou na segunda-feira que os mísseis norte-coreanos foram lançados a partir da região de Pyongyang e percorreram quase 300 quilômetros, antes de cair no mar ao leste da península da Coreia.

VEJA MAIS

image Coreia do Norte dispara centenas de projéteis perto de ilhas da Coreia do Sul
Moradores das duas ilhas sul-coreanas receberam ordens de evacuação para abrigos

image Kim Jong Un ameaça com ataque nuclear e ordena preparativos militares em discurso contra EUA
Coreia do Norte afirmou ter colocado em órbita um satélite militar espião em novembro

A manobra avaliou "a confiabilidade dos sistemas de comando, administração, controle e operação de toda a força nuclear", além de assegurar que as unidades de foguetes múltiplos supergrandes "dominam" a capacidade de mudar para o modo de contra-ataque nuclear, segundo a agência oficial norte-coreana.

A KCNA destacou que as manobras foram uma resposta aos exercícios aéreos conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, que aconteceram de 12 a 26 de abril.

Os dois países afirmaram que exercícios serviram para "demonstrar a letalidade do domínio aéreo e aumentar a capacidade de dissuadir, defender e derrotar qualquer adversário".

image Governo brasileiro condena lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o teste é ‘uma violação direta de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas’

image Coreia do Norte comemora sucesso de lançamento de satélite espião; EUA, Japão e ONU condenam feito
Satélite Malligyong-1 é um desafio às resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de utilizar tecnologias de mísseis balísticos

O lançamento "é um exercício elaborado para demonstrar como o regime de Kim responderia a um bombardeio aéreo de Pyongyang das forças aéreas conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul", afirmou à AFP Han Kwon-hee, da Associação Coreana de Estudos da Indústria de Defesa.

"A manobra demonstra que a possível resposta poderia incluir uma represália com mísseis nucleares contra o Sul", acrescentou.

Este foi o segundo lançamento em menos de uma semana da Coreia do Norte, que na sexta-feira (19/04) testou uma "ogiva supergrande" desenvolvida para um míssil de cruzeiro estratégico, informou a imprensa estatal. 

image Coreia do Norte decide expulsar soldado dos Estados Unidos que entrou ilegalmente em seu território
Travis King foi detido em 18 de julho após atravessar a fronteira das Coreias do Sul e Norte

image Após anos de isolamento, Coreia do Norte vai reabrir fronteiras para estrangeiros
Sem dar mais detalhes, o canal de televisão CCTV, disse que Pyongyang vai permitir a entrada de estrangeiros depois de um período de quarentena de 2 dias na chegada

Os testes acontecem depois que a Rússia, um aliado próximo de Pyongyang, ter utilizado seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU em março para acabar com o painel de especialistas responsáveis por monitorar as sanções contra o programa nuclear e armamentista da Coreia do Norte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO