Meio ambiente e sustentabilidade em evento on-line

Inscrições abertas para o IV Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

Para fomentar a divulgação de boas práticas socioambientais será realizado o IV Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. A programação será nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril, das 18h às 20h, no Canal do YouTube do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal do Pará (GEMAS/UFPA). Os interessados em participar já podem se inscrever pelo site do evento. 

O seminário será realizado em formato on-line com uma ampla programação que reunirá relatos de especialistas e gestores da área. O evento é coordenado pelo GEMAS/UFPA em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Amazônia do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (GEAMAZ/UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Projeto Recicleia e Instituto Solvi/Guamá Tratamento de Resíduos.

A programação é direcionada para catadores de materiais recicláveis, empresas, professores, pesquisadores, estudantes, comunitários e interessados no tema. Para engajar os públicos, a organização tem realizado lives pré-seminário. “Fizemos as palestras por meio de lives como forma de motivar os participantes a fortalecerem e a multiplicarem a demanda de interessados na temática e enraizar o interesse individual e coletivo na busca de ampliação de compromissos para uma região sustentável”, relata a professora doutora Vanusa Santos, coordenadora do GEMAS/UFPA.

Para a professora doutora Maria Ludetana Araújo, parceira do evento por meio do GEAMAZ/UFPA, é fundamental manter debates sobre meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. “Devemos dar continuidade a estes debates, utilizando alternativas de modelos on-line neste período de pandemia, para aproximar e envolver as pessoas, os amigos, e outros na temática, uma vez que estão em casa. Estamos todos aprendendo uma nova formatação de difundir temas e estratégias sustentáveis, mantendo o debate atualizado e em movimento”.

PROGRAMAÇÃO

O reitor da UFPA, professor doutor Emmanuel Tourinho, fará a abertura do evento no dia 27, às 18h. Também vão participar da mesa a professora doutora Selma Penna, diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA, o professor doutor Armando Lírio de Souza, diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFPA, a professora doutora Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do GEMAS/UFPA e a professora doutora Maria Ludetana Araújo, coordenadora do GEAMAZ/UFPA. A partir das 19h, o reitor da UFPA vai proferir a palestra “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém”, mediada pela professora doutora Maria Ludetana Araújo, do GEAMAZ/UFPA e pela professora mestra Marcilene de Avelar, também do GEAMAZ/UFPA.

No dia 28, às 18h, terá a palestra “As ações do Projeto de Logística Sustentável (PLS) na UFPA”, conduzida pela palestrante Roberta Tilmann (PLS/Pro-Reitoria de Administração da UFPA). A partir das 19h, será apresentada a palestra “Boas Práticas de Sustentabilidade no Contexto Universitário em tempos de Pandemia”, conduzida por Dyego Maradona Ataíde Freitas, vice-diretor de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (DMA/UFLA) e mediada pela professora doutora Rosiane Gonçalves, GEAMAZ/UFPA, e pelo professor doutor Valdinei Silva, campus Belém do IFPA.  

A programação do dia 29 ocorrerá das 18h às 20h com a conferência “Cidades sustentáveis e o papel das políticas públicas e da educação ambiental: o caso de Belém e RMB”, conduzida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e mediada pela professora doutora Vanusa Carla Pereira Santos, do GEMAS/UFPA e pelo professor doutor Valdinei Silva, do IFPA/Belém. 

O evento encerra no dia 30, das 18h às 20h, com a mesa redonda “Responsabilidade social e a busca da sustentabilidade: o mercado e a sociedade civil”, reunindo a  Secretária Municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim; a representante nacional do Movimento dos Catadores de Recicláveis, Maria Trindade Santana de Araújo; a cofundadora do Instituto Alachaster, Soraya Pires Costa; e o representante da Green Ambiental, Roberto Bretas. A mesa será mediada pelo professor doutor Paulo Pinho, diretor da Arete Consultoria Ambiental, e pela professora doutora Aline Maria Meiguins, do GEAMAZ/UFPA.

SERVIÇO

Os interessados em participar devem se inscrever no site do evento. O link do site também está disponível nas redes sociais Facebook e Instagram dos grupos GEMAS e GEAMAZ.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!