Moradores denunciam que lixo retirado do Canal do Galo, no Telégrafo, foi deixado em via pública

Os resíduos foram deixados há um mês na via e não há previsão de quando serão recolhidos, segundo relatos

Vitória Reimão
fonte

Moradores da rua Canal do Galo, no bairro do Telégrafo, em Belém, reclamam do lixo que foi retirado do canal e deixado na via. Segundo informações anônimas, uma equipe técnica da Prefeitura de Belém teria realizado uma limpeza no canal, mas deixou os resíduos no trecho entre a passagem das Flores e a avenida Senador Lemos. Os resíduos foram deixados há um mês na via e não há previsão de quando serão recolhidos.

"Esse lixaral foi deixado pela prefeitura e o povo aproveita para jogar mais lixo ainda, já vai fazer um mês isso. No mês passado também tivemos o mesmo problema, mas foi tirado. Agora o problema está pior, pois o lixo está aumentando", disse uma moradora que optou por não se identificar. 

VEJA MAIS:

image Buracos e lixos em ruas de Mosqueiro causam transtornos aos moradores
Entre algumas em estado mais precário por falta de manutenção, como apontam denúncias, estão as ruas Pará e Comandante Ernesto Dias, que também estariam sofrendo descarte irregular de lixo

image Lixo provoca infestação de urubus e pombos na Cidade Velha, dizem moradores
Denunciantes afirmam que a presença das aves aumentou desde o começo do ano

image Contêiner no bairro do Reduto está abarrotado de lixo, diz morador
Problema tem atrapalhado o fluxo de pedestres, causado poluição visual e ambiental na área, segundo o denunciante

A moradora conta que chegou a observar o trabalho da equipe de limpeza. Ela alega que o lixo foi deixado na beira da rua, o que tornou a área como ponto de coleta irregular. "Os próprios moradores fazem imundice, já vi uma moça jogando lixo dentro do canal. Me sinto mal porque não gosto de ver minha cidade nesse estado de abandono. Além das pessoas fazerem imundice, ainda vem a prefeitura e ajuda para essa situação, jogando todo lixo na rua", contou. 

Segundo relatos, o lixo é um problema crônico no trecho, pois na entrada da rua do Canal do Galo com a avenida Senador Lemos, a via estaria quase fechada por conta da grande quantidade de lixo que foi deixada por pessoas de dentro e fora da comunidade

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por nota, que vai fazer uma visita ao local e, que caso seja constatada a denúncia, irá programar os serviços de limpeza e retirada do entulho.  O órgão também informou que disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059. 

"Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato. A Sesan solicita à população que contribua com essa fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com o órgão", comunicou.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER