Atletas franceses assinam carta contra candidata da extrema-direita para a presidência da França

Entre os 50 esportista que se opuseram a Marine Le Pen, está o piloto de Fórmula 1 Pierre Gasly

Aila Beatriz Inete
fonte

Atletas franceses assinaram uma carta contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen, que concorre à presidência da França. O manifesto foi publicado pelo jornal francês Le Parisien, na última terça-feira (12). Ao todo 50 esportistas se manifestaram contra a candidatura. Entre eles, está o piloto Pierre Gasly, da Alpha Tauri, equipe da Fórmula 1.

VEJA MAIS

image 'Nada está decidido ainda', diz Macron sobre eleições na França

image Macron e Le Pen vão disputar segundo turno nas presidenciais francesas
Os dois candidatos foram os mais votados no primeiro turno das eleições presidenciais deste domingo (10)

Marine Le Pen disputa o segundo turno das eleições presidenciais da França contra o atual presidente, Emmanuel Macron. Além de Gasly, nomes como Tony Parker, jogador de basquete, Earvin Ngapeth, do volêi, e Dimitri Payet, do futebol, assinaram a carta contra a candidata da extrema-direita. 

O manifesto lembra que o país será sede dos próximos Jogos Olímpicos, em 2024. Na carta, os atletas ressaltam que não imaginam que esse momento histórico para a França seja com a presença da extrema-direita. 

Leia os trechos da carta 

Não podemos imaginar que este momento histórico possa ser marcado pela presença da extrema direita. Embora estejamos bem cientes das dificuldades que muitas pessoas enfrentam na França, votar em um partido que colocaria em risco os valores republicanos seria a pior das soluções. 

O esporte em que acreditamos, o dos valores olímpicos, é feito de amizade e respeito. É o lugar da diversidade, que rejeita toda discriminação. Em todo o país, nas nossas cidades, nos nossos subúrbios e no nosso campo, o esporte é um poderoso remédio para a exclusão. Nestes tempos incertos, é um vetor de união. Este é o caso em que uma nação inteira se lembra de que é UMA, torcendo em uníssono por trás das façanhas de seus atletas.

É por acreditarmos neste esporte, fraterno e inclusivo, que nos comprometemos a evitar que nossa nação coloque à frente um presidente que encarna exatamente o contrário: a estigmatização do outro, o retraimento e o nacionalismo. Assim, portanto, pedimos seu foto para Emmanuel Macron no dia 24 de abril.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES