Decadência: equipes do Pará ainda não venceram nas quatro divisões do Brasileirão de 2024

Quatro times paraenses disputam o Brasileirão, em três divisões diferentes. Somados, clubes conquistaram apenas dois empates em nove jogos.

Caio Maia
fonte

Faz 16 dias desde que um time paraense entrou, pela primeira vez neste ano, em campo para uma partida de Campeonato Brasileiro. No dia 20 de abril, o Paysandu encarou o Santos, fora de casa, pela primeira rodada da Série B, e perdeu por 1 a 0. A vitória não veio na primeira partida, mas a expectativa era que, em breve, um dos times do estado no Brasileirão somasse três pontos. No entanto, não foi isso o que ocorreu. Até o momento, nenhuma equipe do Pará conseguiu vencer no principal torneio do país.

Ao todo, quatro times paraenses disputam o Brasileirão, em três divisões diferentes. O Paysandu é o que está em melhores condições, disputando a Série B. Já o Remo, maior rival bicolor, está na Série C. Águia de Marabá e Cametá, equipes do interior do estado, disputam a Série D. Até o momento, esses clubes entraram em campo nove vezes e acumulam resultados desastrosos. Somado, o quarteto paraense tem dois empates e sete derrotas no Campeonato Brasileiro.

A escrita, no entanto, pode ter fim nesta segunda-feira (6). Às 20h, o Águia de Marabá encara o Fluminense-PI, no Zinho Oliveira, pela segunda rodada do Grupo A2 da Série D. Esta será a 10ª partida de uma equipe paraense no Brasileirão de 2024.

Devido aos resultados ruins acumulados, todos os clubes do Pará citados não ocupam posições confortáveis na classificação. O Paysandu, único do quarteto a somar pontos (dois), vive a situação mais "tranquila", ocupando a 13ª colocação da Série D. Já o Remo, outra equipe da capital, está em condição bem mais delicada: vice-lanterna da Série C, com nenhum ponto ganho.

Os clubes do interior também padecem na Série D. Com duas derrotas seguidas, o Cametá está na lanterna do Grupo A2, o mesmo que possui o Águia de Marabá como integrante. O Azulão, com uma partida a menos, está na 6ª posição entre oito equipes, mas pode descer mais na classificação em caso de derrota para o Fluminense-PI, logo mais.

Contraste

Apesar do péssimo desempenho, o futebol do Pará acumula bons resultados históricos no cenário nacional. Atualmente, a federação paraense ocupa a 13ª colocação entre as demais entidades estaduais. A organização, inclusive, tem posição superior no ranking do que unidades federativas de menor prestígio, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Amazonas, que já tiveram equipes com vitórias no Brasileirão deste ano.

Historicamente falando, a superioridade do Pará é ainda mais evidente, se comparada às entidades citadas. Levando em consideração apenas conquistas nacionais e regionais, as equipes paraenses possuem dois títulos da Série C, três da Série B, uma Copa Norte, quatro Copas Verde e um troféu da Copa dos Campeões, torneio que deu vaga à Copa Libertadores da América, a mais importante do continente.

Calendário

Caso o Águia de Marabá não vença o Fluminense-PI logo mais, o futebol paraense terá uma nova chance de buscar uma vitória no Brasileirão no final de semana. Azulão e Cametá se enfrentam no sábado (11), pela Série D. Já Remo e Paysandu entrarão em campo no domingo (12), Dia das Mães, pelas séries C e D, respectivamente. Na Terceirona, o Leão recebe o Floresta-CE, enquanto o Papão visita o Mirassol, pela Segundona.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES