CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Copa do Mundo de Futebol Autista: Pará na disputa como sede e impulsiona inclusão

Primeira edição da competição está prevista para ocorrer no Brasil, em abril de 2025, e Pará pode ser uma das sedes

Andréia Santana
fonte

A Copa do Mundo de Futebol Autista estreará com a primeira edição no Brasil, prevista para abril de 2025. O evento, organizado pela Instituição Autismo Soccer Internacional, terá pessoas com o Transtorno do Aspecto Autista (TEA), representando 10 seleções mundiais, e o Pará é apontado como uma das sedes da competição. 

No entanto, apesar do estado estar em caminho de se firmar como uma das sedes da inclusão, ainda não existem times de futebol formados por pessoas com TEA no Pará. Segundo o coordenador regional norte do Brasil da Instituição Autismo Soccer Internacional, Marcos Amorim, existem trabalhos para a formação de um primeiro time. 

“Aqui no Pará existem sim jogadores autistas, não só no futebol, mas também no vôlei, entre outras modalidades. Porém, ainda não há um time de futebol autista formado no estado. Estamos em conversas com o Instituto Federal do Pará, onde pactuamos essa semana passada, com o professor Hélio, que é o diretor-geral do Campos Belém, uma parceria para podermos montar um time aqui de futebol autista do Pará. Mas, por enquanto, não existe”, explicou. 

VEJA MAIS

image Primeira edição da Copa do Mundo de futebol autista pode ser sediada no Pará
Primeira edição do evento está prevista para ocorrer em 2025 com dez seleções mundiais competindo


image Jovens com autismo e síndrome de Down mostram que diagnóstico não é limitação
O Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado nesta quinta-feira (21), com o objetivo de promover a conscientização global e a inclusão das pessoas com essa condição, garantido que elas tenham oportunidades iguais


image FIFA confirma Brasil como candidato a sede da Copa do Mundo feminina de 2027; veja
País disputa com duas candidaturas em conjunto, uma de EUA e México, e outra da Alemanha, Holanda e Bélgica


 

Ainda segundo Marcos, o esporte é uma ferramenta para a inclusão, aumentando a importância da realização de uma Copa do Mundo de futebol para atletas com TEA, principalmente no Pará, onde a capital Belém será palco da COP 30, também em 2025. 

“O esporte é inclusão. Geralmente, pessoas com TEA vivem geralmente um mundo separado, na sua grande maioria. Então, o esporte traz, aproxima, dá mais confiança, mais firmação para eles. Não só o futebol, mas outras modalidades que trabalhamos, como o vôlei, luta greco-romana, jiu-jitsu, então nós, na Autismo Soccer, trabalhamos todas as modalidades de esporte, para poder haver a maior interação entre essas pessoas e os autistas”, disse.

“Visto que teremos a COP 30 em 2025, foi um querer do presidente internacional da Instituição, porque o evento só havia em formatos de Sul-Americanas, Campeonato Mexicano, Campeonato Inglês, Campeonato europeu, etc. E assim foi realizado o contrato para que houvesse a realização de uma grande Copa do Mundo, que se firmasse no calendário esportivo internacional”, completou. 

O representante da regional norte ainda confirmou que estão sendo idealizados campeonatos nacionais e regionais de times de futebol de pessoas com TEA.

“Iremos trabalhar também a realização dos campeonatos regionais e nacionais. Assim como existe o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paraense, e faremos também as versões de futebol autista. São eventos que estamos trazendo para cá, para o Brasil, voltados para o espectro, para realizarmos a inclusão e falarmos um pouco mais, não só do TEA, mas também das demais síndromes neuros”, finalizou. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES