Com times das séries A e B, veja os possíveis classificados à Copa Verde de 2024

Águia de Marabá, Remo e Paysandu são as equipes paraenses com vaga no torneio regional do ano que vem.

Caio Maia
fonte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde na próxima temporada. A entidade, inclusive, já anunciou quais serão as datas do torneio, que será disputado entre os meses de fevereiro e maio. Apesar disso, a lista de participantes da competição ainda não foi divulgada.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu.

No entanto, partindo da informação, divulgada pela CBF, de que a Copa Verde não deverá ter mudanças no regulamento, o Núcleo de Esportes de O Liberal verificou quais equipes já tem vagas garantidas no torneio regional. Os critérios de classificação utilizados foram as colocações dos times nos campeonatos estaduais de 2023, assim como o Ranking Nacional de Clubes.

VEJA MAIS

image CBF divulga datas da Copa Verde 2024; torneio será jogado entre fevereiro e maio
Águia de Marabá, Remo e Paysandu são as equipes paraenses que disputam a competição. 

image Copa Verde de 2024: CBF deve se reunir neste mês para definir datas da competição do próximo ano
Fonte do Núcleo de Esportes garantir que, apesar do torneio ainda não constar no calendário de competições da CBF, a Copa Verde será realizada em 2024.

image Com Remo, Paysandu, Águia e Cametá em competições nacionais, CBF divulga calendário de 2024
CBF informou as datas de início e término das competições estaduais e nacionais da temporada 2024. Copa Verde e Copa do Nordeste não aparecem no calendário

De acordo com a CBF, os campeões estaduais das 12 federações participantes do torneio garantem uma vaga cada. Além disso, as oito entidades mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações garantem, também, vagas aos vice-campeões.

Além dos Estaduais, o Ranking Nacional de Clubes também garante vaga no torneio. As quatro equipes mais bem colocadas, e que não se classificaram via torneios estaduais, obtém um espaço na competição regional.

Por meio desses critérios, o Núcleo de Esportes de O Liberal elaborou a seguinte lista de possíveis classificados. Confira:

  • Pará: Águia de Marabá, Remo e Paysandu;
  • Amazonas: Amazonas, Manauara e Manaus;
  • Acre: Rio Branco e Humaitá;
  • Roraima: São Raimundo;
  • Rondônia: Porto Velho;
  • Tocantins: Tocantinópolis e Capital;
  • Amapá: Trem;
  • Distrito Federal: Real Brasilia e Brasiliense;
  • Goiás: Atlético Goianiense, Goiás, Aparecidense e Vila Nova;
  • Mato Grosso: Cuiabá, União Rondonópolis;
  • Mato Grosso do Sul: Costa Rica;
  • Espírito Santo: Real Noroeste e Nova Venécia.

Vagas dos paraenses

Águia de Marabá e Remo entram no "critério 1" da Copa Verde, onde estão reunidos os campeões estaduais e vices das federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações. Nesta condição estão inseridos: Amazonas-AM e Manauara-AM; Tocantinópolis-TO e Capital-TO; Real Brasília-DF e Brasiliense-DF; Atlético Goianiense e Goiás-GO; Cuiabá-MT e União Rondonópolis-MT; e Real Noroeste-ES e Nova Venécia-ES.

Já o Paysandu - atual vice-campeão e maior vencedor da história da Copa Verde - entra no "critério 2", ao lado de Manaus-AM, Aparecidense-GO e Vila Nova-GO. Essas equipes foram classificadas com base no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Em 2024, a Copa Verde deve ser disputada em cinco fases, assim como em edições anteriores, em finais marcadas para os dias 24 de abril e 8 de maio. O atual vencedor do torneio é o Goiás-GO, que bateu o Paysandu na decisão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES