CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alan Bernardes retrata o folclore e a biodiversidade brasileiros em singles de 'Menino Brasil'

Com lançamento para este mês, o álbum do artista já conta com duas das músicas, "Fera Latina" e "Iara", disponíveis nas plataformas digitais. Confira a entrevista exclusiva!

Juliana Maia
fonte

O cantor, compositor e instrumentista Alan Bernardes se prepara para lançar, neste mês, seu novo álbum "Menino Brasil", que tem como temática a biodiversidade e o folclore brasileiros. "Fera Latina" e "Iara", dois singles que integram o segundo trabalho do artista carioca, já estão disponíveis nas plataformas digitais, e surgiram da vontade de retratar a cultura brasileira e suas diversas influências. Em entrevista exclusiva à Redação Integrada de O Liberal, Alan deu detalhes sobre as inspirações na hora de compor e a expectativa para mostrar ao mundo o projeto musical repleto de letras relacionadas à natureza, folclore e as lendas do imaginário popular.

"Comecei a pesquisar mais sobre nosso folclore, suas lendas, crenças e a fé a partir do sincretismo, que percebi o quanto a natureza está relacionada com todos esses temas. A sereia Iara não existiria sem os rios, os afluentes e seus canais. Do mesmo modo que a cobra Boitatá, Curupira, Caipora, e até uma onça não existiriam sem a floresta. A natureza sempre foi cenário das histórias que os avós nos contavam", explica Alan Bernardes.

VEJA MAIS

image Molejo vai lançar álbum com músicas inéditas e participação de Anderson Leonardo
Anúncio foi feito por Andrezinho, integrante do grupo. Segundo ele, Anderson participou ativamente da criação do trabalho, intitulado Papatico

image Cantora Sônia Nascimento lança primeiro single do álbum Que Tudo Seja; saiba mais
Estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 31 de maio

image Álbum “Prosa e Papo” de Dori Caymmi traz canções novas e autorais
Novo trabalho do compositor traz de músicas inspiradas em frases do pai Dorival Caymmi

Para Alan, o artista é capaz de entreter com suas canções, mas, além disso, consegue causar reflexões acerca de temas importantes, como a pauta da preservação do meio ambiente, um dos focos de "Menino Brasil". Com o novo trabalho, o instrumentista espera chegar aos ouvidos de muitas pessoas, conseguindo "plantar" uma semente em cada ouvinte com a temática ambiental, ligada à sua vida há bastante tempo. 

"A natureza está muito presente na minha obra e na minha vida de maneira geral. Tenho muitas músicas com essa temática, porque sempre me interessei por entender mais desse universo. Eu morei anos em Barra de Guaratiba, um bairro no subúrbio do Rio de Janeiro que fica entre o mar e o mangue, com uma cultura caiçara muito presente. Então foi ali que eu desenvolvi uma relação mais íntima com o movimento das marés, a pesca e a vegetação. Fauna e flora de maneira geral", relembra o artista.

Construção do álbum

Tanto em “Fera Latina”, quanto em "Iara", Alan Bernardes procura manter vivas as lendas do folclore, assim como nas demais faixas sobre a biodiversidade do país. Na primeira, o carioca introduz o universo cultural brasileiro que se estende para as outras canções e brinca com as palavras e a dualidade entre presa e predador, medo e desejo livro, inspirado pelo livro “Meu destino é ser onça”, de Alberto Mussa. Com “Iara”, o cantor transmite a energia que pulsa dos rios e do canto da sereia que percorre imaginários, no folclore e em cultos religiosos afro-brasileiros.

"Cada uma [das músicas já lançadas] contempla uma parte desse cenário brasileiro que estou retratando no álbum. Uma traz a onça e as matas, e a outra traz o folclore e os rios através da lenda da Iara. Eu acho que elas se complementam nesse imagético como dois elementos femininos que de certa forma resgatam também a cultura indígena e que representam bem o Brasil. Posso ter inspiração em qualquer coisa. Acho que tudo é uma questão de treinar o olhar e se sentir arrebatado pelo tema. Mas, hoje em dia, tenho buscado falar sobre os signos que compõem a brasilidade", relata o músico.

Segundo o artista, o projeto tomou forma no final de 2022. Nesse período, Alan reuniu as composições que mais representavam toda a história que ele quer contar no álbum “Menino Brasil”. Algumas músicas são mais antigas e outras tomaram forma conforme o processo de construção do novo trabalho. "O título veio em uma tentativa de traduzir o simbolismo que está sendo representado desde a primeira música do álbum, quando conto a história dos Três Reis Magos que iam visitar o menino Jesus e, ao invés de chegarem em Jerusalém, chegam em Belém do Pará e vivem um deleite cultural nas festas e culinária de lá. São vários símbolos que tenho certeza que muita gente vai se identificar", detalha.

(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA