Guarda unilateral ao pai: veja o que é, quando se aplica e a diferença para a compartilhada

Ex-marido de Andressa Urach conseguiu a guarda unilateral do filho do ex-casal na última segunda-feira (17)

O Liberal
fonte

O ex-marido de Andressa Urach, Thiago Lopes, anunciou nas redes sociais, na última segunda-feira (17), ter conseguido a guarda unilateral do filho do ex-casal, Leon, de 1 ano. Ele e Urach vinham enfrentando uma batalha judicial para decidir quem ficará com a criança.

VEJA MAIS

image Andressa Urach volta a trabalhar em boate de entretenimento adulto em Porto Alegre
A modelo Andressa Urach contou a novidade através das suas redes sociais

image Justiça nega alegação de pobreza de Andressa Urach em processo sobre 'abdução' por igreja
Andressa move um processo contra a Universal na tentativa de reaver cerca de R$ 2 milhões em doações feitas à igreja entre 2015 e 2019

Thiago já tinha conseguido a guarda provisória do menino, mas a influenciadora recorreu na Justiça. Contudo, foi decidido que quem ficaria responsável pelo garoto seria o pai. Agora, Andressa terá que se contentar apenas supervisionar as decisões relacionadas à criação do menino, já que o ex-marido ficará com a guarda unilateral de Leon.  

Na maioria dos casos, a guarda compartilhada é a mais indicada para o bem estar da criança, porém, algumas exceções é decido que o melhor para o menor é ficar apenas com um dos pais. Pensando nisso, o Grupo Liberal decidiu explicar como funciona a guarda, quando se aplica e a diferença. Confira abaixo:

O que é guarda unilateral?

É uma modalidade de guarda que apenas o pai ou a mãe podem tomar decisões sobre a vida dos filhos. Assim, o detentor da guarda fica com a responsabilidade de escolher, por exemplo, a escala, o plano de saúde, viagens, atividades de lazer e assim por diante. Já o outro, poderá apenas supervisionar tais atribuições. 

image Guarda compartilhada de Pet: Confira as regras em caso de separação de tutores
O regulamento da Comissão da Câmara estabelece acordos relacionamentos aos dias e horários para visitas e responsabilidade pelo pagamento de despesas do animal

image Brasileiro casou mais em 2021, mas país bateu recorde histórico de divórcios, aponta IBGE
A pesquisa mostra que entre casais com filho, o percentual de famílias que adotam a guarda compartilhada vem crescendo ao longo dos anos

Como funciona?

No caso de Thiago e Urach, apenas ele poderá tomar decisões sobre a vida do filho. Por outro lado, Andressa terá o direito de convivência, bem como a responsabilidade de pagar a pensão alimentícia. Inclusive, é um dever dela supervisionar os interesses de Leon. 

Desta forma, ela poderá ter acesso às informações em relação ao estado de saúde dele, boletim escolar, saber de sua saúde física. 

Quando o Juiz aplica a guarda unilateral?

A guarda unilateral é aplicada no caso de um dos dois genitores não quererem ficar responsável pela criança; quando não há condições financeiras para ter a guarda; em casos de dependência química; maus tratos, abandono ou falta de condições mínimas para garantir os cuidados.

image Justiça autoriza guarda compartilhada de pais que moram em cidades diferentes
O regime é obrigatório para a custódia dos filhos, salvo as exceções previstas em lei, e não deve ser confundida com a guarda alternada

Qual a diferença entre a guarda unilateral e compartilhada?

A guarda compartilhada é o contrário da guarda unilateral. Isso porque, esta última é realizada apenas por um genitor, que toma as decisões sobre os filhos; já na compartilhada, são os dois, favorecendo maior igualdade na vida da criança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA