CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Caio Blat é homenageado com o Calunga de Ouro no Cine PE

Ao longo de cinco dias, 35 filmes, em sessões gratuitas, foram exibidos no Recife. Grupo Liberal, estava presente, com o colunista e jornalista Ismaelino Pinto.

Bruna Dias
fonte

Neste sábado (9), ocorre a premiação do Troféu Calunga, oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens, na 27ª edição do festival audiovisual de Pernambuco, o Cine PE. Para este ano, os homenageados do evento, que receberam o Calunga de Ouro, são: o ator Caio Blat e a empresa L.C Barreto, dirigida pelos produtores Lucy e seu marido Luiz Carlos Barreto.

“Foi uma surpresa, um pouco precoce. O cine PE me deu a honra, ainda tão jovem. Eu vi que os outros homenageados, já tem uma trajetória tão longa, então, eu achei um pouco precoce, talvez eles se arrependam mais na frente, peçam de volta a homenagem, vendo tantas besteiras que eu pretendo fazer por aí. Brincadeira... Foi um pouco precoce, mas eu também comecei precoce. São mais de 30 anos de experiência, de estrada, mais de 30 filmes feitos como ator. Recebo com muito carinho, com um pouco de supressa, mas com muito carinho”, avaliou Caio Blat, em entrevista exclusiva ao colunista e jornalistas do Grupo Liberal, Ismaelino Pinto.

VEJA MAIS

image Eleita melhor atriz no Grande Prêmio de Cinema, Dira Paes fala ‘Pureza’ e novos trabalhos
A 22ª edição do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro aconteceu em agosto na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro e reuniu grandes estrelas da sétima arte

image Cineasta Yanomami fala sobre emoção de conquistar prêmios no 51º Festival de Gramado
O diretor Morzaniel Iramari conversou com exclusividade com o Grupo Liberal e revelou, que agora, deseja levar obras que retratam o seu povo mundo afora

image 'Mussum - O Filmis' leva prêmio de melhor filme no Festival de Gramado
O longa, dirigido por Silvio Guindane e protagonizado por Ailton Graça, ganhou em seis categorias

A artista, que tem uma trajetória grandiosa como ator, agora vai para trás das câmeras e escreve a sua carreira como diretor. Ele já participou de grandes produções cinematográficas como: “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, “Cama de Gato”, de Alexandre Stockler, “Carandiru”, de Hector Babenco, “Baixio das Bestas”, de Cláudio Assis, e “Ponte Aérea” de Julia Rezende.

“Eu tenho uma vida, desde moleque, dedicada ao cinema, aprendendo demais por aí, em vários sets, com cineastas e cinematografias diferentes, experiências diferentes. Filmando em todo canto do Brasil, a gente vai acumulando aprendizado, vai maturando ideias, e chega uma hora, que a gente tem que falar e fazer, botar na primeira pessoa”, pontua o artista.

Ator na direção

Caio Blat dirigiu seu primeiro longa, “O Debate”, protagonizado por Paulo Betti e Débora Bloch, lançado em 2022. O drama tem roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado e é baseado no livro homônimo escrito por eles em 2022.

“Primeiro tive esse convite especial do Guel Arraes, para dirigir ‘O Debate’ com dois gênios, atores geniais, que são a Débora Bloch e Paulo Betti. Acho que o meu maior prazer como diretor é trabalhar com os atores, encontrar o tom, encontrar o ritmo, colocar os atores dentro dos personagens”, disse ao Ismaelino Pinto.

Em premiação de logo mais, de acordo com o regulamento do Cine-PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens. Os seis longas nacionais selecionados foram: “Frevo Michiles”, de Helder Lopes (PE); “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo (RJ); “Agreste”, de Sérgio Roizenblit (SP); “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba; “Zebrinha” (BA); “Chumbo”, de Severino Neto (MT); e “Entrelinhas”, de Guto Pasko (PR).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA