Caixa diz que ‘não há previsão de alteração’ nas provas do concurso; entenda

Mais de 1,2 milhão de pessoas estão inscritas no certame. Institução diz que monitora a situação no Rio Grande do Sul. 

Amanda Engelke
fonte

A assessoria da Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (7) ao Grupo O Liberal que “não há previsão de alteração nas provas” do seu certame, marcadas para o dia 26 de maio, conforme o cronograma. O concurso Caixa 2024 oferta 4.050 vagas, sendo 4 mil de nível médio e 50 de nível superior. De acordo com a banca organizadora, a Cesgranrio, mais de 1,2 milhão  de pessoas estão inscritas.

Após o adiantamento do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também sob organização da Cesgranrio, muitos concurseiros compartilharam nos últimos dias o sentimento de incerteza sobre a realização das provas nas redes sociais. O adiamento do CPNU pelo governo federal se deu pela situação de calamidade no Rio Grande do Sul, que ainda sofre as consequências das fortes chuvas.

VEJA MAIS

image Enem dos concursos pode ser remarcado para o segundo semestre; veja possível data
O exame foi adiado em função das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul

image ‘Enem dos Concursos’: Ministra fala sobre nova data da prova do CNU
Provas que seriam realizadas neste domingo foram adiadas

image CNU: Provas já haviam sido distribuídas aos Estados; governo tentará manter as mesmas provas
Ministra Esther Dweck conta que as provas do 'Enem dos Concursos' já estavam em 65% dos municípios de aplicação; mudança nas provas poderá gerar mais custos

À reportagem, a assessoria da Caixa informou, entretanto, que a situação “está sendo monitorada”, não descartando completamente a possibilidade de um adiamento futuro. Levando em conta que ainda faltam 19 dias para a data marcada para a prova, isto dependerá das condições climáticas e da situação dos locais de aplicação da prova nos estados atingidos pelas enchentes nas proximidades do certame.

Belém é a sexta cidade com maior número de inscritos para o cargo de Técnico Bancário Novo (geral). São 33.977, conforme divulgado pela Cesgranrio. A capital paraense fica atrás apenas das cidades de Brasília, do Rio de Janeiro, de Salvador, de São Paulo e de Recife. Além de Belém, Itaituba tem 12.172 inscritos, Cametá tem 11.534, Santarém 8.483, Marabá 8.285 e Castanhal 1.132.

Caixa realiza seleções com disputa por região

Diferente do Concurso Público Nacional Unificado, para o concurso da Caixa, durante o processo de inscrição, os participantes selecionaram, além do cargo, o estado e a região de sua preferência para concorrer. Cada região possui uma quantidade de vagas determinada no edital, fazendo com que os candidatos disputem especificamente essas oportunidades.

image Chuvas no RS: suspender provas do CNU em todo o Brasil custaria R$ 50 milhões, diz ministro; vídeo
Segundo Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), é questionável, do ponto de vista jurídico, suspender o Concurso Nacional Unificado (CNU) apenas no Rio Grande do Sul (RS)

image CPNU: Confira dicas práticas de professores para uma redação ‘nota dez’
Especialistas de Belém apontam qual a melhor estratégia para um bom desempenho na prova deste domingo (5)

A partir deste modelo, seria possível que a Caixa permitisse o adiamento das provas em um único estado, sem que isso comprometesse o princípio de isonomia entre os candidatos, o que não ocorreria no caso do Concurso Unificado. No entanto, os custos para criar novos exames e a logística necessária para aplicá-los em datas distintas podem ser complicadores.

Apesar da possibilidade, a decisão final sobre um possível adiamento cabe tanto à Caixa quanto à Fundação Cesgranrio, e deve visar a equidade entre todos os inscritos. Enquanto isso, os concurseiros seguem na esperança de uma trégua nas intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, conforme apurado, a organização também deve levar em conta os outros 25 estados e o Distrito Federal.

Concurso tem 118 mil inscritos no Sul

A Fundação Cesgranrio reportou que 1.201.097 pessoas se inscreveram, com 118.200 candidatos competindo nas vagas do Sul. Especificamente, o Paraná contou com 48.629 inscritos, o Rio Grande do Sul com 47.770 e Santa Catarina com 21.801. Notavelmente, o Rio Grande do Sul é o estado mais impactado pelas condições climáticas adversas.

Para o cargo de Técnico Bancário Novo (geral), a demanda foi alta, especialmente em cidades como Caxias do Sul com 7.903 inscritos, Passo Fundo com 5.020, Pelotas com 5.257, a região metropolitana de Porto Alegre com 16.126, e Santa Maria com 6.649 inscritos. A posição requer ensino médio e foi a mais concorrida do concurso da Caixa como um todo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Concurso
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS CONCURSO E EMPREGO