REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Garanto-lhes a minha oração pela população do estado do Rio Grande do Sul', diz Papa

Papa Francisco, sobre as inundações que atingem o estado brasileiro e que já deixaram 78 mortos e 105 desaparecidos

Repórter 70

Sorte
A Caixa voltará a disponibilizar a tradicional raspadinha ainda no primeiro semestre e pagará cerca de R$ 1 bilhão em prêmios.

Alerta
Criminosos estão se aproveitando da tragédia no Rio Grande do Sul para aplicar golpes envolvendo pedidos de doações.

image Papa Francisco (J. Bosco)

"Garanto-lhes a minha oração pela população do estado do Rio Grande do Sul.”

Papa Francisco, sobre as inundações que atingem o estado brasileiro e que já deixaram 78 mortos e 105 desaparecidos.

BOLSONARO

ERISIPELA

Após precisar interromper a agenda em Manaus, onde chegou a ser internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar a programação prevista para os dias 7 e 8 no Pará. Além de Belém, Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle iriam a Parauapebas e Marabá, onde fariam lançamento de pré-candidaturas do PL às eleições deste ano. Na capital amazonense, Bolsonaro apresentou quadro de desidratação e complicações decorrentes da erisipela, uma infecção cutânea causada por bactérias que afetam com mais frequência membros inferiores. Segundo o próprio ex-presidente, antes mesmo de chegar a Manaus ele já havia sido alertado por sua equipe médica sobre a necessidade de repouso e tratamento da doença, mas, por conta dos compromissos, ele optou por manter a viagem.

PIB

MINÉRIO

O município de Canaã dos Carajás, localizado no sudeste do Pará, registrou, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil em 2020, atingindo impressionantes R$ 591.101,11. Este resultado excepcional foi impulsionado principalmente pela extração de minério de ferro, atividade econômica que tem uma presença significativa na região.

AFTOSA

LIVRE

Produtores rurais comemoram o anúncio feito pelo governo federal de que o Brasil se tornou um país livre de febre aftosa sem vacinação animal. O novo status deve impulsionar as vendas da carne brasileira para o exterior. A autodeclaração ocorre após o fim da última campanha nacional de imunização contra a febre aftosa em 12 unidades da Federação, incluindo o Pará, que é considerado livre da doença, mas com vacinação desde 2018.

SEM VACINA

Para conceder a declaração de país livre da febre aftosa sem vacinação, a Organização Mundial da Saúde exige a suspensão da vacinação e a proibição de ingresso de animais vacinados nos Estados por, pelo menos, 12 meses. O Brasil vai apresentar o pleito no segundo semestre deste ano e o resultado será apresentado em maio de 2025, durante assembleia geral da entidade. Atualmente, no Brasil, apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, partes do Amazonas e do Mato Grosso têm o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

ÁGUA

CORTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para declarar inconstitucional lei estadual da Paraíba, que proibia corte de energia e/ou água por falta de pagamento, sem que o consumidor seja avisado antes. A decisão deve ter repercussão geral. A proibição vinha sendo analisada em Ação Direta de Inconstitucionalidade. A relatora, ministra Cármen Lúcia, apresentou parecer contra a lei e teve o voto acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça e Luiz Fux.

RACISMO

COMBATE

O Diário Oficial da União publicou, na sexta-feira (3), a adesão de Belém ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade de Gestão Básica. Assim, a capital paraense participará, em cooperação com o governo federal, da definição de obrigações e responsabilidades de combate ao racismo e implantação de políticas para a igualdade racial no país. A Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant) convidou a ministra Marielle Franco para oficializar a adesão durante a Conferência da Igualdade Racial de Belém, em junho.

PASSAGENS

ABUSO

Parlamentares da região Norte estão criando um movimento para reivindicar mudanças no sistema de preços das passagens aéreas para a região. O assunto foi debatido na semana passada, na Assembleia Legislativa do Amazonas, e deputados de outros Estados da região também têm relatado problemas. As queixas aumentaram nas últimas semanas, com o aumento de passagens aéreas para Parintins, no mês de junho. O deputado estadual pelo Amazonas, Sinésio Campos (PT), questionou a situação geral do transporte aéreo na região. Segundo ele, para ir de Manaus ao Acre é preciso ir a Brasília e depois voltar.

EM POUCAS LINHAS

► A Ciclus Amazônia, gestora de resíduos de Belém, divulgou o resultado da ação realizada no sábado no canal São Joaquim, entre as passagens Natal e Martins, no bairro do Barreiro, em Belém. Segundo a empresa, além do lixo doméstico, as equipes retiraram móveis de madeira, colchões, restos de eletrodomésticos, entulho de obras e galhos. Foram retiradas mais de 100 toneladas de lixo das margens do canal.  

► A Federação das Indústrias do Pará realiza, nos dias 23 e 24 de maio, o Congresso Técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (Fipa). A expectativa é reunir, nos dois dias, em torno de mil participantes. A abertura do Congresso será com Cintia Chagas, especialista em Comunicação, educadora e autora de dois best-sellers que misturam casos autobiográficos e regras de português.

► O Brasil avançou apenas 1% na prestação do serviço de tratamento de esgoto, no último ano, segundo nova publicação do Instituto Trata Brasil. O estudo analisou os 100 municípios mais populosos do Brasil.

► A pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado, o Conselho Nacional de Trânsito publicou a resolução ampliando o prazo para começar a exigência do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Pela nova resolução do Conselho, a exigência passa a valer apenas a partir do licenciamento de 2027 para caminhões basculantes. Na ação civil pública apresentada à Justiça Federal, os MPs argumentaram que era preciso considerar as desigualdades regionais que dificultam a regularização por parte dos proprietários de veículos. O serviço de vistoria para emissão do CSV ainda não está disponível, por exemplo, em Santarém ou em cidades próximas no oeste do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!