MÁRCIO CERVEIRA

Professor doutor, Consultor, Master Coach Trainer e Pesquisador, Márcio Cerveira assina esta coluna com objetivo de informar sobre Qualidade de Vida no Trabalho – Q.V.T, apontando de que forma a Liderança Corporativa alinhada irá contribuir para que o colaborador possa atingir o auge da sua performance. O conteúdo também aborda como a Inteligência Emocional deve ser usada no atual Mercado de Trabalho a fim de contribuir para a longevidade física e mental do colaborador.

Saúde Mental no Brasil e o Impacto para as Empresas

Márcio Cerveira

Para evitar transtornos mentais, as organizações que prezam pela longevidade junto ao Mercado de Trabalho e consequentemente reter seus talentos precisam ter ações de proteção à saúde mental, promover um ambiente de trabalho saudável, remodelagem da Cultura e fazer com que a Equipe interna enxerguem o Clima Organizacional satisfatório para a sua manutenção dentro da organização. Falar de saúde Mental nas organizações se tornou algo delicado, pois milhares de pessoas passam por desequilíbrios emocionais que têm como algumas das consequências à má qualidade de vida em que vivem atualmente. No Brasil, as doenças mentais estão entre as grandes causas do afastamento de profissionais dos ambientes de trabalho. 

Os estudos vêm mostrando que os transtornos psicológicos já são é a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição, dados preocupantes, pois mostram que em cada 10 brasileiros, mais de 50% já tiveram problemas de ansiedade, tema de extrema importância, pois atingem o mundo inteiro como podemos perceber nas estatísticas internacionais que apontam o estresse relacionado ao trabalho como o segundo problema de saúde mais frequente na Europa. 

A busca incansável pela lucratividade e números satisfatórios nas empresas tem sido o principal fator motivador para que a saúde mental seja afetada de forma considerável. Segundo The Wall Street Journal afirmam que as doenças mentais geram um impacto econômico global de cerca de US$ 1 trilhão em perda de produtividade considerando a saúde mental como uma das causas dessas despesas, nesse sentido alguns outros estudos também apontaram que 53% dos brasileiros já relataram alguma deterioração na saúde mental em 2020, ou seja, no auge da pandemia que assolou o planeta de forma avassaladora. Danos que atualmente ainda é possível perceber no dia a dia, pois quase 90% dos funcionários brasileiros das mais diversas organizações e segmentos consideram que suas empresas precisam fazer mais para proteger a saúde mental. 

Quais são as principais causas de transtornos psicológicos no trabalho?

As principais causas de transtornos psicológicos no trabalho estão relacionadas a altos volumes de trabalho ou a limitações de tempo, ou seja, o eterno senso de urgência. Além disso, comunicação deficiente, uma cultura organizacional mal gerida, exigências contraditórias, falta de clareza quanto ao papel a ser desempenhado e podemos até afirmar que a ausência de reconhecimento é dos principais fatores que influenciam na saúde mental das pessoas na atualidade, sendo também são causas de transtornos psicológicos no trabalho.

Uma pesquisa da Occupational Safety and Health Association (OSHA) aponta as seguintes causas mais comuns de estresse relacionadas ao trabalho:

  • 72% reorganização do trabalho ou insegurança;
  • 66% extensos horários de trabalho ou volume de trabalho excessivo;
  • 59% intimidação ou assédio no trabalho.

Todos esses dados mostram que a saúde mental é uma discussão séria, atual e de suma importância no nosso dia a dia, uma vez que passamos mais tempo nas empresas que em nossas próprias residências com as nossas famílias. As empresas que tem demonstrado preocupação e cuidado com essas causas tem sido um fator competitivo junto ao Mercado de Trabalho, pois cuidar de pessoas vem tomando um papel fundamental na sustentabilidade e longevidade do ambiente negocial. Portanto, jamais podemos desconsiderar que muito além de salário atrativo é entender que a saúde física e mental dos colaboradores afetam diretamente no rendimento das organizações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Márcio Cerveira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!