Voluntários que atuarão como socorristas nas procissões do Círio participam de treino neste sábado
Responsável pelo treinamento, a Defesa Civil atuará com oito postos de atendimento durante a Trasladação e nove durante o Círio
A Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec) iniciará, neste sábado (14), o treinamento para os voluntários que atuarão como socorristas durante as procissões do Círio de Nazaré 2024. O treinamento vai ocorrer das 8 às 12 horas (parte teórica) e das 14 às 18 horas (parte prática), no auditório da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira.
Aproximadamente 150 voluntários participam dessa fase de capacitação. A participação é obrigatória para todos os voluntários, incluindo aqueles com experiência prévia na área de saúde, devido à natureza específica de um evento com grande volume de pessoas envolvidas.
Com o objetivo de garantir a segurança dos cerca de 2 milhões de participantes, a Defesa Civil atuará com oito postos de atendimento durante a Trasladação e nove durante o Círio. Cada posto contará com cerca de 100 voluntários. Eles serão capacitados para fornecer primeiros socorros e assegurar o transporte seguro das vítimas até os postos, onde serão atendidas por equipes médicas compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
VEJA MAIS:
O treinamento será conduzido por instrutores da Defesa Civil, que são voluntários qualificados e membros de empresas e instituições de ensino. Esses instrutores foram cuidadosamente selecionados com base em suas habilidades e experiência prática, incluindo bombeiros da reserva e profissionais da saúde. Além disso, duas instituições de ensino superior estão colaborando com a Defesa Civil. Uma delas iniciou seu treinamento há duas semanas, com aproximadamente 70 a 80 participantes, enquanto a outra começa no mesmo sábado, treinando cerca de 150 socorristas.
Importância do Voluntariado
Ainda segundo a Comdec, o papel dos voluntários do Círio vai além do atendimento fisiológico. É uma oportunidade de contribuir para a realização de um evento de grande relevância cultural e religiosa. A participação proporciona uma chance de vivenciar de perto a rica cultura e tradição paraense, ao mesmo tempo em que reforça a solidariedade e o acolhimento característicos do evento. Os voluntários também enfrentarão o desafio de lidar com a emoção dos romeiros, garantindo que todos possam participar do Círio de forma segura e significativa, afirmou.
Serviço
Data: Sábado, 14 de setembro de 2024
Horário : Das 8h às 12h (parte teórica) e das 14h às 18h (parte prática)
Local: Auditório da Sejel, Complexo Aldeia Cabana. Av. Pedro Miranda S/N
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA