CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio de Nazaré 2023: o que é, como funciona a corda do Círio e a mística envolvida no objeto?

Um dos maiores símbolos físicos do Círio, a corda é um elemento utilizado para que os fieis possam “pagar suas promessas”

Juliana Maia
fonte

O Círio de Nazaré, tradicional festa religiosa que acontece anualmente em Belém, é marcado por objetos que representam a fé dos devotos em Nossa Senhora. Um desses símbolos é a corda, que fica atrelada à berlinda. Com 800 metros de extensão, ela é utilizada pelos fiéis como meio de "pagamento de promessas" e foi incorporada à procissão há 138 anos.

Em 2023, pela primeira vez, a corda da Trasladação e do Círio foi feita em solo paraense. O material do objeto também tem novidades: de acordo com um laudo divulgado pelo Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), a corda de 2023´- agora feita com malva - uma planta amazônica, tem uma textura mais macia e 10% mais resistente que a antiga (feita em sisal).

VEJA MAIS

image Círio 2023: visita da Imagem Peregrina emociona os trabalhadores do Ver-o-Peso
A visita foi realizada na manhã desta quinta-feira (5)

image Traslado dos Carros atrai devotos e marca primeira romaria do Círio 2023
A procissão saiu da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e finalizou na av. Doca de Souza Franco com a iluminação da santa gigante

Como a corda surgiu no Círio?

Em 1885, uma enchente na Baía da Guanabara atingiu parte do trajeto da procissão, próximo de onde hoje é o Mercado Ver-o-peso. Naquela época, a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré era puxada por cavalos e acabou atolada, pois os animais ficaram impossibilitados de continuar o trajeto.

image Círio 2023: Corda é sustentável e foi produzida pela primeira vez no Pará
Elemento ganha ainda mais simbolismo por usar fibra de malva cultivada por mais de 100 produtores paraenses

image Corda do Círio deste ano se destaca como elo de fé e toque regional
Símbolo que liga promesseiros à imagem de Nossa Senhora possui 800 metros e foi produzida no Pará pela 1ª vez

Como alternativa para seguir com a caminhada, os animais foram desatrelados e uma corda foi emprestada aos fiéis para erguer a berlinda. A partir desse momento, o símbolo começou a ganhar força e se tornou uma das principais manifestações de fé dentro do Círio.

O que a corda representa?

Desde que foi implementada, a corda se transformou em um objeto de fé dos devotos. A partir da segunda metade do século 20, para além de um símbolo, ela começou a fazer parte das promessas dos devotos à santa, seja em agradecimento por conseguir uma vaga na faculdade, a cura de uma doença, ou a conquista de um sonhado imóvel próprio.

image Pedaço da corda é exaltado por um promesseiro durante a procissão (Igor Mota/Arquivo O L)

Foi então que a organização da festa precisou aumentar o tamanho da corda para conseguir comportar todos os fieis que desejavam carregá-la.

Como se preparar para ir na corda?

Acompanhar o Círio de Nazaré na é um dos maiores sacrifícios dentro da procissão. O espaço pequeno entre as pessoas (quase inexistente), o empurra-empurra, o calor extremo e o andar de pés descalços deixa tudo ainda mais doloroso, por isso, o personal trainer Lucas Garcia, alerta que as pessoas que farão parte desse momento, devem se preparar alguns dias antes da procissão. A ingestão de alimentos ricos em proteínas, por exemplo, ajuda a dar energia e força.

"Evite preparações muito gordurosa, alimentos processados e priorize as frutas, as verduras e os legumes. Escolha fontes boas de carboidratos, proteínas e gordura para que você possa obter um bom aporte energético, que será essencial no momento da procissão", recomenda.

Escolher roupas leves e confortáveis é imprescindível para conseguir realizar o percurso até o fim. No atual período, com temperaturas elevadas e a exposição solar alta, a nutricionista Jamile Khaled chama atenção também para a quantidade de água que o romeiro deve ingerir para se manter hidratado durante as horas em pé.

image Romeiros se apertam para conseguir acompanhar a procissão segurando na corda atrelada a berlinda (Cristino Martins/Arquivo O Liberal)

"Você precisa saber quanto está pesando no momento e multiplicar o resultado por 35 ml. O valor total é o tanto de água que você precisa consumir. Dada a exposição solar prolongada, vale calcular por 40 ml", ressalta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!