Petrobras pedirá posicionamento do Ibama sobre foz do Amazonas

A estatal recorreu da negativa do órgão em maio de 2023

O Liberal
fonte

Após rejeição da licença para perfurar a foz do rio Amazonas, a Petrobras deve exigir formalmente nova manifestação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Dessa vez, sobre recurso apresentado contra a primeira rejeição, uma semana após a negativa, no dia 25 de maio de 2023. As informações foram disponibilizadas pela CNN Brasil.

VEJA MAIS:

image 'Precisamos', diz governador do Amapá sobre petróleo na foz do rio Amazonas
Para o governador do Amapá, “interesses difusos e desconhecimento” motivaram a recente decisão do Ibama em barrar a pesquisa.

[[(standard.Article) Câmara debate sobre exploração de petroleo na foz do rio Amazonas nesta quarta-feira ]]

image Ministério envia ofício à Petrobras solicitando que mantenha sonda de operação na Foz do Amazonas
O pedido do MME foi confirmado pela Petrobras em nota divulgada nesta sexta-feira (19)

A declaração partiu do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em coletiva nos Estados Unidos. “Nas próximas semanas vamos contatar o pessoal (do Ibama) para ver se dá para fazer a autorização pré-operacional (APO). (Faremos isso) Em junho, julho. Começa a ter que ter uma resposta mais completa sobre a APO”, afirma. Prates participa do encontro mundial das indústrias de petróleo e gás em águas profundas ‘Offshore Technology Conference (OTC)’.

A nova movimentação da estatal se dá, como esclarece o presidente, devido ao prazo de trabalho com o equipamento contratado para fazer a APO. “A gente não ficou em cima com isso porque estamos trabalhando com a sonda na bacia de Campos. Então, tem um prazo de trabalho. Agora estamos prevendo que a sonda esteja livre em outubro”, declara. Com a liberação da sonda em outubro, ela poderia ser deslocada até o estado do Amapá para realização da APO.

Outras movimentações do presidente da estatal buscaram os representantes do Ibama e o presidente Lula para dialogar a respeito do tema no que descreve como “trabalhar em todas as frentes”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL