CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasil ultrapassa marca de 4 milhões de casos de dengue

O índice é o maior já registrado na série histórica desde 2000

Kamila Murakami / Especial para O Liberal
fonte

De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (29), o Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de casos de dengue - entre prováveis e confirmados - somente no primeiro semestre de 2024. Os casos somam o total inédito de 4.127.571 de casos nas primeiras dezesseis semanas deste ano. 

VEJA MAIS

image Dengue: Belém ultrapassa mil casos e registra aumento de 12,52% em duas semanas
Um óbito foi registrado na capital paraense até agora, em 2024; confira quais são os bairros com maior incidência da doença

image Brasil registra mais de 1,6 mil mortes por dengue
O número de mortes confirmadas é 35% superior a todo o ano de 2023.

O recorde anterior de casos prováveis ocorreu em 2015, com 1.688.688. Já o terceiro ano com maior número foi 2023 com 1.658.816.

Em 2023, no mesmo período, o Brasil registrou 902.174 casos. A quantidade de óbitos também é superior. No ano passado, foram totalizados 620 óbitos entre as semanas 01 e 16, já em 2024 foram registradas, até o momento, 1.937. Outras 2.345 seguem em investigação.

Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa do Ministério da Saúde é que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.

Tipos de dengue no Brasil

O Ministério da Saúde mapeou quais são os sorotipos do vírus com maior circulação no país, com base em exames laboratoriais. 

O tipo mais presente no Brasil é a a dengue do sorotipo 1. Em seguida, o sorotipo 2, presente em 24 estados e no Distrito Federal.

Além deles, estão em circulação - ao mesmo tempo - mais dois sorotipos de dengue no Brasil. Porém, até agora apenas o estado de Minas Gerais registrou a presença de todos os sorotipos agindo de forma simultânea. 

O vírus possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL