Saiba o que fazer em caso de quedas de fiação elétrica sobre o carro; veja dicas

Devido à alta tensão de energia, o equivalente a 13 mil volts, os riscos de choque são altos

O Liberal
fonte

Apesar de serem instalados com toda a segurança e normas exigidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, as fortes chuvas e a queda de árvores sobre a fiação, além de abalroamento, facilitam o rompimento dos fios de alta tensão nas ruas e, em alguns casos, em cima de carros, com motoristas e passageiros na parte interna. Por isso, alguns cuidados devem ser redobrados para evitar fatalidades.

O executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins, explica que, quando os cabos de energia ficam pendurados ou caem diretamente no chão, ninguém deve se aproximar deles, já que qualquer contato pode ser fatal.

Segundo Martins, a concessionária de energia deve ser demandada para checar a situação: “É preciso que a Equatorial Pará seja contactada imediatamente, pois somente profissionais autorizados pela distribuidora devem fazer intervenções na rede elétrica”, explica o executivo da empresa.

Entre outras recomendações aos usuários, a Equatorial detalha: jamais se deve tocar no cabo, sob nenhuma hipótese; não deixar que outras pessoas ou animais se aproximem do local; não utilizar nenhum objeto, seja de madeira ou metal, para afastar o fio partido; e isolar a área e acionar a Equatorial Pará por meio do telefone 0800 091 0196.

Confira demais dicas para agir com segurança:

• Se um cabo de energia cair sobre o carro, o motorista deve permanecer no veículo e ligar para os Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199);

• Como há grandes chances de o veículo estar energizado, a pessoa não deve tocar nas partes metálicas e nem na parte de fora do carro;

• É importante que ninguém se aproxime do veículo para tentar ajudar, pois há riscos de choque elétrico;

• A orientação é que quem está fora do carro, fique, no mínimo, 10 metros de distância do veículo atingido;

• Se o carro começar a pegar fogo, o motorista e os passageiros deverão sair com os dois pés, encostando igualmente, no chão, sem tocar na parte de fora do veículo. E, ao invés de caminhar, as pessoas deverão arrastar os pés, juntos, ou dar pequenos pulos também com os pés juntos, até ficarem a pelo menos 10 metros de distância do carro;

• Vale reforçar que, manter um pé de cada vez no chão aumenta as chances de choque.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM