Jornada de Gratidão aos Povos Negros: 3ª edição começa em Belém nesta quarta (8)

A programação deste ano leva memória, cultura e homenagens a intelectuais negros, entre os dias 8 e 10 de maio; confira

O Liberal
fonte

A população de Belém recebe a III Jornada de Gratidão aos Povos Negros, com abertura às 19h desta quarta-feira (8), seguindo até sexta-feira (10).  A programação será aberta pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no auditório do Palácio Antônio Lemos, com a apresentação de boas-vindas da cooperação entre Belém e Fort-de-France (Martinica) e demonstrações culturais. O evento é da Prefeitura de Belém em parceria com a Coletividade Territorial da Martinica, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Aliança Francesa.

Este ano, a Jornada será dedicada a homenagear a ilha da Martinica através da memória de Frantz Fanon e Aimé Césaire, dois importantes intelectuais da negritude martinicana.

Também participam da mesa de abertura o coordenador de Relações Internacionais de Belém, Luiz Arnaldo Campos, a chefe da delegação martiniquense, Michelle Monrose e a presidente da Aliança Francesa-Belém, Jehane Jaabouti.

A cerimônia de abertura solene será encerrada pela professora emérita e assessora de Diversidade e Inclusão da UFPA, fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), Zélia Amador de Deus, que proferirá a palestra “Aimée Césaire e Franz Fanon: Negritude é libertação”. O célebre autor martinicano, Aimée Césaire, cunhou o termo “negritude” e lançou o movimento denominado “Grande Grito Negro”.

Cidades - irmãs

A Jornada de Gratidão aos Povos Negros é uma iniciativa da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, com vistas ao estreitamento de laços entre povos negros unidos pela fraternidade em luta. Belém já celebrou a solidariedade com Cabo Verde e Guiné-Bissau, estabelecendo tratados de irmanamento com as cidades de São Domingos, Tarrafal e Cachéu. Este ano, serão comemorados os vinte anos de irmanamento com Fort-de-France.

Programação 

Antecipando a abertura oficial, foi realizada na tarde desta terça-feira (7), na Sala Vicente Salles do Memorial dos Povos, a Oficina de Balé com o grupo martiniquense Bèlè an Wout, com a participação dos bailarinos Aurélie Homand, Mathieu Maréchal, Amandine Meunier-Fortuné, Vincent Toul, Rachelle Voba, Loïc Beuze, Christelle Bertin, Vincent Brianto, Amandine Placide, Jacque-Eli Pastel, Maxime Claude e Laurent Fluxis.

Na quinta-feira (9), será realizada, das 20h às 21h40, uma sessão no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará. A sessão conta com a apresentação de dois episódios do documentário Aimé Césaire, Uma Voz para a História (1995) de Euzhan Palcy. A abertura será feita por Marco Antônio Moreira, da Associação dos Críticos de Cinema do Pará.

A III Jornada de Gratidão aos Povos Negros será encerrada às 18h de sexta-feira (10), no Palácio Antônio Lemos, com as apresentações dos grupos Bèlè an Wout e Balé Folclórico da Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM