Abandono preocupa comunidade da feira da Cidade Nova 6

Estrutura precária, trabalhadores infelizes, consumidores desconfiados e animais abandonados e mortos. Essa é a rotina de uma feira projetada para ser referência

Victor Furtado / Redação Integrada de O Liberal
fonte

A feira da Cidade Nova 6 foi projetada para ser uma estrutura de referência. Tem espaço amplo, boxes específicos para cada atividade, áreas abertas para carga e descarga de mercadorias, banheiros, espaço adequado para venda de caranguejo, área de venda de carnes... mas tudo isso, dizem feirantes e consumidores, está abandonado. A cada ano, a deterioração do espaço avança. Assim como a debandada de trabalhadores e da clientela.

Muitos boxes estão abandonados, que agora servem de esconderijo para criminosos e abrigo para pessoas em situação de rua ou dependentes químicos. Dá para encontrar facilmente embalagens de drogas e garrafas de bebidas.

image Os indícios de consumo de drogas e bebidas alcoólicas são vistos em vários dos boxes abandonados, que servem de esconderijo (Igor Mota / Redação Integrada de O Liberal)

Por conta da falta de segurança e de iluminação à noite, a feira da Cidade Nova 6 se tornou um ponto de abandono de animais. Sem o devido cuidado e alimentação, há cadáveres de animais em vários locais, deixando a área com cheiro podre.

Há mato cercando toda a área da feira e um lixão aos fundos. Os esgotos e valas estão quebrados. Os telhados têm falhas e pouco protegem do sol ou da chuva. Os banheiros fedem de longe e estão inutilizáveis. O resultado de tudo isso é uma feira esvaziada, sem a comum e agitada rotina que uma feira costuma ter.

image Banheiros estão inutilizáveis e o mau-cheiro é sentido a metros (Igor Mota / Redação Integrada de O Liberal)

O feirante Jefferson Barros relata que os próprios trabalhadores é que tentam organizar o espaço de alguma forma. "A realidade da feira não deveria ser a de nenhum ser humano. Está em péssimas condições de funcionamento, higiene e estrutura em geral. Não serve nem para trabalhadores e nem consumidores", diz.

"Diariamente nos deparamos com animais abandonados. Um crime. Fazemos o possível e até alimentamos, Mas as autoridades do município não tomam nenhuma providência. Não tem fiscalização. Não tem ninguém nem para ouvir a gente. Por isso esse abandono", reforça Jefferson.

image Lixão nos fundos da feira preocupa consumidores e trabalhadores (Igor Mota / Redação Integrada de O Liberal)

Helena Silva diz que compra na feira por ser perto. Mas quando tem tempo e condições, procura outro lugar. "Realmente aqui a gente só compra porque precisa, porque não dá vontade não. Nem os feirantes estão felizes. Por isso está cheio de boxes abandonados. É triste. Essa feira não era assim", conta.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) "...através da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), informa que irá realizar um levantamento dos problemas e programar algumas ações para solucionar o mais rápido possível as dificuldades enfrentadas na feira da Cidade Nova VI, WE- 80".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM