CBF envia ofício para clubes se posicionarem sobre paralisação do Brasileirão; entenda

Times brasileiros deve emitir seus posicionamentos em caráter de urgência

Aila Beatriz Inete
fonte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou um ofício aos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro filiados às federações estaduais para que eles se posicionem sobre a possível paralisação da competição, que foi solicitada pelo Ministério do Esporte. 

A iniciativa do ministério ocorreu na última sexta-feira (10). Por meio de um ofício, o órgão solicitou ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a paralisação do campeonato por conta dos graves impactos da tragédia que assola o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril. 

VEJA MAIS 

image Presidente da CBF explica decisão de não parar Brasileirão e critica desinformações sobre RS
Ednaldo Rodrigues afirma que todas as divisões do Campeonato Brasileiro só serão interrompidas no caso de uma decisão colegiada com todas as federações

image Governo Federal pede que CBF suspenda futebol; conselho de clubes deverá ser acionado
Solicitação ocorreu por meio de ofício, enviado à União nesta sexta-feira.

image Família do goleiro Axel Lopes está entre as vítimas das enchentes no RS e FPF faz campanha de doação
O arqueiro de 31 anos realiza campanha para ajudar a minimizar as perdas da família, que reside em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

Com isso, a CBF encaminhou o ofício para que os clubes façam suas análises e se posicionem sobre a situação. "Considerando que a CBF é a entidade organizadora de diversos outros Campeonatos, encaminhamos o presente ofício para os clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF, para que se posicionem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre a paralisação recomendada pelo Ministério do Esporte", diz um trecho do documento. 

Em contato com o Núcleo de Esportes de OLiberal.com, o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, destacou que os ofícios são diretamente para os clubes e que "eles precisam responder de acordo com suas realidades". "É uma comunicação direta entre CBF e clubes", explicou. 

Até o momento, a CBF atendeu apenas o pedido da Federação Gaúcha, que solicitou o adiamento dos jogos dos times do estado em todas as competições nacionais organizadas pela confederação. Com isso, 43 partidas foram modificadas. Mas, em relação ao calendário nacional, a entidade máxima do futebol brasileiro não projetou uma paralisação. 

Grêmio e Internacional, por exemplo, foram afetados diretamente com os alagamentos. Os Centros de Treinamentos dos clubes gaúchos foram invadidos pela água. Além disso, o estádio Beira=Rio também teve o campo coberto pelas enchentes e funcionários das duas equipes sofrem perdas com a tragédia. 

Tragédia no Rio Grande do Sul 

De acordo com a última atualização da Defesa Civil do RS, o número de vítimas fatais chegou a 136. Além disso, pelo menos 125 pessoas seguem desaparecidas e 756 estão feridas. Desde o final de abril, o estado tem sido castigado pelas fortes chuvas e enchentes que provocam destruição e já deixaram milhões de pessoas afetadas. 

Ainda segundo o boletim da Defesa Civil, mais de 440 mil pessoas estão foram de suas casas, sendo de mais de 70 mil foram para abrigos e outros 339,9 mil estão desalojados, dormindo em residência de familiares ou amigos. Do s 497 municípios do estado, 444 foram afetados de alguma forma pelo desastre climático.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES