Morre em Brasília, aos 79 anos, o ex-prefeito de Belém Coutinho Jorge

Ele morava com a família na capital federal e tinha diagnóstico de Alzheimer

Redação Integrada
fonte

Morreu na manhã deste domingo (17), em Brasília (DF), aos 79 anos, o ex-prefeito de Belém, Fernando Coutinho Jorge. Ele esteve à frente do Poder Executivo Municipal na capital paraense entre os anos de 1986 e 2000. Sua trajetória política inclui, ainda, mandatos como deputado federal e senador pelo antigo PMDB do Pará. Também foi ministro do Meio Ambiente entre os anos de 1992 e 1993, durante o governo Itamar Franco.

Após os mandatos eletivos, assumiu a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgao do qual foi presidente e pelo qual se aposentou, em 2009. Coutinho Jorge tinha diagnóstico de Mal de Alzheimer. O corpo será trasladado para Belém, onde será ser velado e receberá as honras de ex-prefeito.

BIOGRAFIA

Fernando Coutinho Jorge formou-se em economia pela Universidade Federal do Pará (Ufpa) em 1967 e pós-graduou-se em 1969, na área de planejamento para o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos, formação esta oferecida pelas Nações Unidas em Santiago do Chile. Em 1975, foi diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Pará e se tornou titular da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, no governo de Aluísio Chaves (1975-1979), onde foi responsável pela implantação do primeiro sistema estadual de planejamento governamental do Pará.

Comprometido com a formulação de políticas públicas de desenvolvimento regional, em 1976, tornou-se secretário-executivo do Conselho Superior de Desenvolvimento do Estado do Pará e, no ano seguinte, passou a integrar a Comissão Interministerial de Desenvolvimento Regional, em Brasília.

Integrou a Secretaria de Planejamento no governo de Alacid Nunes (1979-1983) e, em 1982, se elegeu deputado federal pelo Pará, na legenda do então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), alcançando a maior votação entre os deputados da legenda. 

Em 1985, Coutinho Jorge se licenciou da Câmara para se tornar secretário de Educação do Pará, no governo de Jáder Barbalho (1983-1987). No pleito daquele mesmo ano, foi eleito prefeito de Belém pelo PMDB, sustentando um plano de governo que daria prioridades às obras de saneamento nas áreas alagáveis da cidade. Deixou a prefeitura em 31 de dezembro de 1988.

Em fevereiro de 1991 assumiu mandato como senador do Pará, e nos dois primeiros anos presidiu a comissão temporária responsável pelos preparativos da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento — a Rio-92 — representando o Senado nas reuniões preparatórias realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas cidades de Genebra e Nova Iorque.

Também participou como presidente da Comissão ECO-92 do Senado e representante do presidente do Congresso Nacional. Com a criação do Ministério da Amazônia Legal e do Meio Ambiente, em outubro de 1992, pelo presidente Itamar Franco (1992-1994), foi nomeado o primeiro titular da pasta, por indicação de seu partido.

Retornou ao Senado em setembro de 1993, sendo substituído no ministério pelo diplomata Rubens Ricupero. No ano seguinte, se tornou representante do Brasil na Comissão Permanente de Meio Ambiente do Parlamento Latino-Americano, realizado em São Paulo nos meses de junho e julho. 

Já filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), apresentou proposta de rescisão dos contratos comerciais feitos para o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), caso o Tribunal de Contas da União (TCU) detectasse alguma irregularidade.

Em junho de 1998, renunciou ao mandato de senador para assumir o posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará, cargo que deixou em 30 de maio de 2009, quando foi aposentado compulsoriamente em virtude de sua idade.

Além de político, Coutinho Jorge foi professor e subchefe do Departamento de Economia e coordenador do curso de economia da Ufpa. Na universidade, foi professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e coordenou vários cursos de pós-graduação, além de ter sido também professor de planejamento e coordenador do Laboratório de Pesquisa do Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimentos de Áreas Amazônicas.

Casou-se com Rosemary Felipe Jorge, com quem teve quatro filhos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM